JMJ, o programa oficial da viagem do Papa Francisco a Portugal

image_print

Foi divulgado o programa oficial da viagem do Papa a Portugal, que inclui a Jornada Mundial da Juventude e uma visita ao Santuário de Fátima. O avião que transportava Francesco partirá na quarta-feira, dia 2 de agosto, pelas 07h50, do aeroporto de Fiumicino, para aterrar às 10h00 na base aérea de Figo Maduro, em Lisboa. Pelas 10h45, cerimónia de boas-vindas na entrada principal do “Palácio Nacional de Belém”, seguindo-se meia hora depois a visita de cortesia ao Presidente da República, no “Palácio Nacional de Belém”. Às 12h15, encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém, por ocasião do primeiro discurso do Papa em solo português. À tarde, pelas 16h45, o encontro com o Primeiro-Ministro na Nunciatura Apostólica, a que se seguirá, pelas 17h30, as vésperas com os bispos, padres, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes de pastoral no “Mosteiro dos Jerónimos », com a homilia do Santo Padre.

Quinta-feira, 3 de agosto, pelas 9 horas, haverá um encontro com jovens universitários na “Universidade Católica Portuguesa”, onde o Papa fará um discurso. De seguida, transfer para Cascais, para a receção – pelas 10h40 – com os jovens das Scholas Occurerentes, na sua sede local. Pelas 17h45, cerimónia de boas-vindas no “Parque Eduardo VII”, com intervenção do Papa.

O dia de sexta-feira 4 de agosto vai começar, em Lisboa, pelas 9h00, com a confissão de alguns jovens da JMJ na “Praça do Império”. Às 9h45, no “Centro Paroquial de Serafina”, o encontro com os representantes de alguns centros de assistência e caridade, aos quais Francisco se dirigirá, e depois, às 12h, almoço com os jovens da nunciatura apostólica. Às 18h, no “Parque Eduardo VII”, acontecerá a Via Sacra com os jovens, com a intervenção do Santo Padre.

Sábado dia 5 de agosto, pelas 8h00 da Base Aérea de Figo Maduro em Lisboa, partida de helicóptero com destino a Fátima, aterragem às 8h50 no estádio, onde está marcada a reza do Terço com os jovens doentes às 9h30 no Capela das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, local de fala e oração do Santo Padre. Às 11h00, partida de helicóptero do Estádio de Fátima para Lisboa, chegada à Base Aérea de Figo Maduro em Lisboa às 11h50. À tarde, pelas 18h00, com encontro privado com os membros da Companhia de Jesus no “Colégio de S. João de Brito”. A jornada pública do Papa terminará às 20h45, no “Parque Tejo”, com a Vigília com os jovens a quem se dirigirá.

Domingo, 6 de agosto, às 9h, missa da JMJ no “Parque Tejo”, seguida do Angelus. Às 16h30, encontro com os voluntários da JMJ no “Passeio marítimo” de Algés, com a intervenção do Santo Padre. Às 17h50, cerimónia de despedida na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa. O avião papal está programado para partir às 18h15, chegando às 22h15 no aeroporto de Fiumicino.

Senhor Michela Nicolais (Agênero)

Em San Sigismondo, a vigília de oração pelas vocações assistindo a JMJ com os jovens

JMJ Lisboa, três propostas de viagem da FOCr

TeleRadio Cremona Novigrad

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."