Maddie McCann e polícia portuguesa pedem desculpa aos pais por erros de investigação

A história de Maddie McCann, a jovem inglesa que desapareceu durante as férias em Portugal, no dia 3 de maio de 2007, quando ainda não tinha quatro anos, está envolta num novo mistério. A polícia portuguesa teria pedido desculpas aos pais pela forma como as investigações foram realizadas e pela forma como foram tratados. A notícia foi tornada pública pela BBC que noticiou que no início deste ano uma delegação de altos funcionários viajou de Lisboa a Londres para se encontrar com Gerry McCann, pai de Madeleine e para pedir desculpa pela forma como os investigadores investigaram o caso e trataram a família. A família McCann não comentou o pedido de desculpas e o desaparecimento da filha continua sem solução.

As acusações contra os pais

Em Setembro de 2007, quatro meses após o desaparecimento de Maddie, Kate e Gerry McCann foram nomeados como “arguidos” (suspeitos) na investigação portuguesa. Ambos foram interrogados por investigadores, que acreditavam ter encenado um sequestro e escondido o corpo da filha. Mais de 15 anos depois, a polícia portuguesa admitiu que a investigação inicial ao desaparecimento de Madeleine não tinha sido conduzida de forma adequada, explicando que na altura “não foi dada importância suficiente às crianças desaparecidas” e que “a posição dos seus pais como estrangeiros num país e o ambiente que eles não entendiam não era apreciado.”

Dúvidas sobre possível morte

Atualmente, o alemão Christian Brückner é considerado responsável pelo rapto e morte de Madeleine McCann segundo a polícia alemã e portuguesa. O homem de 46 anos residia na Praia da Luz, no Algarve, quando a menina desapareceu. O homem, que afirma ser inocente, está preso na Alemanha por outros crimes. Agora, agentes portugueses apoiam as autoridades alemãs na investigação contra Brueckner. “Isto é um bom sinal. Mostra que em Portugal há desenvolvimentos no caso McCann”, afirmou Hans Christian Wolters, um dos procuradores alemães envolvidos no caso.

aprofundando

Maddie McCann morre, 15 anos após suspeito ser indiciado na Alemanha

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."