++ Magenta, ex Novaceta: reabilitação e regeneração continua, será concluída no verão de 2023

MAGENTA As operações de regeneração urbana da zona ex-Novaceta continuam a respeitar os tempos, bem como as autorizações emitidas pela Câmara Municipal de Magenta e os requisitos de proteção da saúde previstos no plano de trabalho aprovado pela ATS (Agência de Proteção Sanitária).

Isso foi relatado pela empresa proprietária da área, chamada para “regenerar” uma das áreas industriais mais importantes e simbólicas da cidade. Onde no final da recuperação deve ser criada uma atividade de recolha de dados web, mesmo que para o momento ainda não haja certeza (e nenhuma declaração oficial) sobre o destino exato da ex-Novaceta.

O estado das obras e o programa das próximas intervenções foram ilustrados hoje em um encontro promovido pelo prefeito Luca del Gobbo no município de Magenta, no qual participaram a vereadora de urbanismo Simone Gelli representando a administração. associação local, a alta direção da Namira SGR, a gestora de ativos que administra o fundo de investimento que adquiriu a área em 2021, e a Tecnitalia Ingegneria, empresa associada à função de gestão de obras.

Sobre os relatos de alguns munícipes na sequência da demolição, a 26 de Setembro, da antiga central de produção de electricidade, o edifício mais alto do local, os técnicos das empresas explicaram tratar-se de uma operação planeada que não gerou qualquer inconveniente para os munícipes e para o ambiente. De fato, nas operações de demolição, as tecnologias mais avançadas são usadas para reduzir a poeira durante as obras de construção, incluindo “canhões de água” especiais, semelhantes aos usados ​​nas pistas de esqui. As “armas” criam uma espécie de barreira de água nebulizada que ajuda a reduzir a poeira, evitando que ela se espalhe. Desta forma, a poeira produzida pelo esmagamento de concreto e tijolos fica confinada à área adjacente ao edifício demolido. Os materiais de demolição podem ser recuperados de forma sustentável para estimular a economia circular. Os trabalhos de demolição, reciclagem e recuperação são realizados pela associação empresarial temporária entre a CTM Termodeco e a DESPE, líder internacional no setor, protagonista de algumas das mais complexas operações de demolição industrial do mundo, da Itália à Dinamarca, da França à Bélgica, Portugal, Escócia, Estados Unidos.

Durante a reunião, os técnicos responsáveis ​​especificaram que todos os prédios demolidos haviam sido previamente removidos do amianto de acordo com o que havia sido acordado com a ATS. Até o momento, a área foi limpa de quase todo o amianto originalmente presente, com exceção de uma pequena quantidade ainda presente nos dois edifícios mais antigos. Para estas obras não seguras, as operações de recuperação, de acordo com as autoridades competentes, decorrerão em paralelo com as demolições, de forma a garantir o máximo nível de segurança para os trabalhadores e o público.

As atividades de demolição continuarão de acordo com os planos até o final do ano em curso; em novembro, está previsto o início do processo de remediação de solos, que inclui a caracterização dos solos, o projeto, a execução da intervenção e, na sua conclusão, a emissão de certificação de reabilitação bem sucedida pela Cidade Metropolitana ou ARPA Lombardia (Agência Regional de Proteção Ambiental). Esta atividade deve terminar no verão de 2023.

As atividades no local são realizadas de acordo com os padrões estabelecidos pela Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o sistema reconhecido mundialmente que promove a sustentabilidade dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

Os representantes da Sociedade Gestora do Fundo e do Departamento de Obras continuarão a manter o Prefeito informado sobre o andamento dos trabalhos.

Namira Sgr, proprietária do antigo bairro de Novaceta

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."