mais de 106 milhões de euros para o primeiro hospital de campanha pan-europeu

A Comissão atribui 106,2 milhões de euros à Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia para desenvolver a nova capacidade rescEU Emergency Medical Team (EMT). O objetivo é aumentar a assistência médica de emergência às populações afetadas por grandes desastres naturais ou provocados pelo homem.

O projeto irá constituir 3 equipas médicas de emergência tipo 2 (EMT2), que incluirão serviços cirúrgicos e de diagnóstico. Além disso, 17 equipes especializadas fornecerão serviços de terapia intensiva, tratamento de queimaduras, transporte de pacientes, diagnóstico avançado, assistência materno-infantil, reabilitação, suporte de saúde mental, atendimento ortopédico, laboratório, fornecimento de oxigênio e suporte de telecomunicações.

Esta capacidade rescEU ficará gradualmente operacional a partir de 2024 e responderá a uma ampla gama de cenários de desastres. As equipas poderão operar de forma autónoma e apoiar as estruturas nacionais de saúde existentes caso não consigam fazer face a uma emergência. Esta nova instalação irá complementar o papel fundamental já desempenhado na resposta de emergência pelas 15 equipas médicas de emergência disponibilizadas pelos Estados-Membros e Estados Participantes na Bolsa Europeia de Proteção Civil.

Mais informações estão disponíveis em Comunicado de imprensa.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."