Mau tempo em Veneto, Luca Zaia declara estado de emergência regional

Veneza, 19 jul. (askanews) – O Presidente da Região Veneto, Luca Zaia, assinou a declaração regional de estado de emergência após o mau tempo que atingiu a região veneziana Dolomitas, causando danos consideráveis.

A Zaia continua em contacto com os autarcas das áreas afetadas e com as equipas que respondem, enquanto decorre a atividade de recolha de relatórios de danos. O quadro, para já, é o seguinte: na sequência da passagem rápida de uma linha de tempestade, as zonas do Comelico, Cadore e Alto Agordino foram fortemente afectadas por ventos fortes e granizo. Os valores de velocidade do vento foram medidos com rajadas de 129 km/h em Cortina d’Ampezzo e acima de 140 km/h em alta altitude.

Um primeiro inventário mostra que mais de trinta prédios sofreram danos devido aos fortes ventos: destes, cerca de quinze tiveram seus telhados descobertos. Em Santo Stefano di Cadore, cerca de dez pessoas foram evacuadas devido a danos nos telhados. Muitas árvores caíram, principalmente na zona leste, afetando estradas nacionais, regionais, provinciais e locais (a SP 6 de Danta di Cadore teve que ser fechada durante a noite devido a árvores caídas – reaberta pouco antes das 8h). As árvores esmagadas danificaram muitos veículos (quantificação em andamento) sem causar feridos, felizmente.

Após as tempestades, houve interrupções de energia e telecomunicações em algumas áreas, mas no momento parece que a funcionalidade foi restaurada. Mais de 100 intervenções de bombeiros permanentes e voluntários, equipas de voluntários da proteção civil e operadores de infraestruturas rodoviárias, elétricas e de telecomunicações, Veneto Strade, além de funcionários municipais.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."