MISFF no Festival de Cinema de Veneza: 7 de setembro às 16h30.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Montecatini (MISFF) chega às Festival Internacional de Cinema de Veneza com evento especial, marcado para quinta-feira, 7 de setembro (a partir das 16h30), na Sala Tropicana do histórico Hotel Excelsior Venice Lido Resort, que em 1932 acolheu a primeira edição do Festival de Cinema de Veneza, organizado pelo Conde Giuseppe Volpi de Misrata.

Um local cheio de charme para um encontro, promovido em colaboração com a administração municipal de Montecatini Terme, que visa criar um hífen entre a arte cinematográfica, a promoção da excelência territorial italiana e a proteção da sustentabilidade ambiental.

Esse será o tema do talk show de abertura do evento, apresentado por Marcello ZeppiPresidente do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Montecatini, intitulado Identidade Italiana no Cinema – Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Cultural nas Comunidades.

Em seguida, serão exibidas curtas-metragens coproduzidas pelo Festival Internacional de Curtas Metragens de Montecatini com seus Produção de laboratório MISFF: o primeiro é o curta-metragem Nós somos o tecidoco-produzido pela produtora Régie d’Autore (baseado em uma história de Barão Robert E Alessandra Moretti, que também é seu diretor), e dedicado à tradição do histórico tecido Casentino, um dos símbolos do artesanato Made in Italy há mais de sete séculos; apoiado pela empresa Bellandi Spa de Prato, o curta-metragem é interpretado entre outros pelos proprietários, os irmãos Lucas E Maurício Bellandi.

O documentário encerra as exibições Galileia Chini em Montecatini Terme, centrado na história e na arte de Galileu Chini e apresentado pelo Vereador da Cultura do Município de Montecatini Terme Alexandre Sartoni: um projecto (recentemente premiado no prestigiado Festival de Cinema de Avanca com a menção especial “Prémio Debatevolution – Menção Especial”), realizado por Marcello Zeppi e coproduzido pelo MISFF e pela Câmara Municipal de Montecatini Terme, nascido para comemorar cento e cinquenta anos do nascimento do pintor, ceramista e ilustrador de cenários, intimamente ligado a Montecatini Terme, onde deixou a sua inimitável marca de Liberdade que ainda atrai hoje turistas de todo o mundo.

Por fim, o MISFF Lab Production também apresentará o início das filmagens para a coprodução internacional do curta-metragem A louca vontade de dançardirigido por Aram ManukianRepresentante da Federação dos Cineastas Pan-Arménios e Embaixador do Festival de Cinema de Montecatini na Arménia.

O prefeito de Montecatini Terme também esteve presente como representante da administração municipal Luca Baronciniquem presidirá a reunião Montecatini Terme – cidade europeiacentrou-se na importância estratégica, cultural e turística das termas, classificadas como património da UNESCO desde 2021. Acompanhamento da intervenção de Émile GubertiPresidente da Câmara Municipal de Lido-Pellestrina, que, na esteira do tema da valorização do território aliada à protecção do ambiente, falará sobre o trabalho desenvolvido pela sua administração na protecção das restaurações que fazem do Lido de Veneza, uma jóia da Liberdade arquitetura.

Finalmente, serei apresentado Prêmio MISFF de Filme de Casamento: o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Montecatini, em colaboração com Federaçãolança uma nova seção de sua Revista Oficial, dedicada a curtas-metragens nacionais e internacionais com foco na temática do casamento.

Alexandre SartoniConselheiro de Cultura do Município de Montecatini Terme, comenta:

“No dia 7 de setembro, finalmente traremos Galileo Chini de volta à Bienal de Veneza depois de um século. Escolhemos Galileo Chini como embaixador da nossa cidade, da sua identidade e da sua beleza. A curta-metragem que realizámos para divulgar o trabalho de Chini representou-nos de forma apreciada em Portugal, e será apresentada em Veneza onde o grande artista deixou vestígios da sua mestria, para finalmente estar presente na sua versão completa durante a edição de 2023 do MISSFF. , e continuaremos a falar sobre isso nos próximos meses também. Este é um exemplo de política cultural em grande escala, que cria sinergias entre temas e elementos em benefício da nossa visibilidade. E a visibilidade baseia-se na credibilidade, na seriedade da condução, na programação, na capacidade de identificar, tantos elementos qualificadores que contribuem para o nosso constante crescimento no panorama dos festivais de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."