MO, o Conselho Europeu confirma a sua linha unitária e inequívoca

Bruxelas, 17 de outubro. (askanews) – A cimeira extraordinária da UE que se realizou hoje por videoconferência, a partir das 17h30, alcançou sem grandes dificuldades os objectivos que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lhe tinha essencialmente atribuído. Em primeiro lugar, os objectivos explícitos: confirmar a unidade total dos Vinte e Sete numa linha clara e inequívoca relativamente ao conflito em Israel e Gaza, insistindo não só na solidariedade com Israel pelos ataques terroristas do Hamas contra civis, mas também na a necessidade de respeitar sempre e em todo o lado as regras internacionais. humanitária (mesmo que seja Israel quem corre o risco de a violar com o bloqueio a Gaza e as vítimas civis que causa); em segundo lugar, enviar aos países da região (depois das ambiguidades e contradições da semana passada devido às declarações públicas da Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e do Comissário Europeu para a Política de Vizinhança, o húngaro Oliver Varhelyi), um mensagem que corrige a falsa impressão de uma hipócrita “união de valores”, de uma Europa de dois pesos e duas medidas, que vê e lamenta os civis massacrados pelo Hamas, mas não aqueles que morreram em Gaza sob os bombardeamentos israelitas. Um esclarecimento necessário se quisermos, como disse Michel esta noite, envolver os países vizinhos, o Egipto, a Jordânia, o Líbano, numa acção humanitária urgente para salvar civis. em Gaza e evitar uma nova escalada à medida que o conflito se espalha.

Outro objectivo implícito era colocar a Presidente da Comissão, que participava na videoconferência a partir de Estrasburgo, no seu lugar. Já no passado sábado, von der Leyen começou a “corrigir” as suas declarações públicas, acrescentando a frase, até então sempre omitida, sobre a necessidade de respeitar o direito humanitário internacional, sempre que o sacrossanto direito de Israel à autodefesa é afirmado. conferência de imprensa em Bruxelas, na qual participou por videoconferência a partir de Estrasburgo, a Presidente da Comissão alinhou-se claramente com a posição de Michel e dos Vinte e Sete, tal como expresso na declaração do Conselho Europeu com a declaração irregular emitida no domingo à noite, quando a videoconferência de hoje foi convocada, e não após a conclusão da reunião de líderes. A declaração dos líderes hoje acordada, que conclui o Conselho Europeu do qual sou membro, é “muito importante”, disse von der Leyen. Além de condenar inequivocamente os ataques terroristas do Hamas contra civis israelitas e todos os seus apelos à libertação de reféns e de “enfatizar fortemente” o direito de Israel a defender-se, os Vinte e Sete declararam de facto que isto deveria ser feito “de acordo com as normas internacionais”. direito humanitário” e reiteraram “a importância de garantir a proteção de todos os civis em todos os momentos, em conformidade com o direito humanitário internacional”. Os líderes da UE também reiteraram “a importância da prestação de assistência humanitária de emergência”, afirmando que estão “prontos para continuar a apoiar os civis que mais precisam dela em Gaza, em coordenação com os parceiros, garantindo que esta assistência não seja utilizada de forma abusiva por organizações terroristas” e alertando que “é essencial evitar a escalada regional”. Os Vinte e Sete sublinharam também “a necessidade de dialogar amplamente com as autoridades palestinianas legítimas e com os parceiros regionais e regionais”. parceiros internacionais que poderiam ter um papel positivo a desempenhar na prevenção de uma nova escalada. » Esta declaração, já acordada antecipadamente e em menos de 48 horas pelos Vinte e Sete no fim de semana, permitiu aos dirigentes uma discussão mais aprofundada livremente, sem a preocupação de verificar e negociar as fórmulas e vírgulas do tradicional conclusões de cada cimeira. Segundo fontes europeias, vários países (Irlanda, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e Portugal) criticaram duramente von der Leyen por arriscar comprometer a unidade. e a singularidade da mensagem europeia a nível internacional num momento tão grave, ainda mais sem que os tratados da UE atribuam prerrogativas autónomas em matéria de política externa ao Presidente da Comissão em relação ao Conselho. A Áustria e a Hungria (com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, ausente porque está em Pequim, representado pelo chanceler austríaco Karl Nehammer) adoptaram posições mais próximas das posições incondicionalmente pró-israelenses expressas por von der Leyen na semana passada, mas sem dúvida. a declaração já acordada dos Vinte e Sete.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."