Mourinho avalia tratamento do ataque da Roma

ROMA- Mourinho pensa em 4-2-3-1, seu módulo favorito. Mais de um ano se passou desde que ele introduziu a defesa de três homens, como fez seu antecessor Fonseca, para dar mais segurança ao time. Mas em Portugal, o treinador teve indicações interessantes para o futuro quando ele tentou o quatro de volta. A revolução tática deve ajudar a Roma a sair da crise do jogo manifestada nos últimos jogos oficiais de 2022. Especialmente no último jogo, a nova/velha formação levou a melhorias na fase ofensiva. Retornar ao 4-2-3-1 pode ajudar a resolver a dor do ataque e o papel do Dybala também seria fundamental com este módulo, no qual atuaria como meia-atacante atrás de Abraham. Mourinho provavelmente não mudará de imediato: quando o campeonato recomeçar contra o Bologna, a Roma ainda jogará com uma defesa de três homens. Mudar imediatamente pode ser arriscado. Mas os problemas de ataque mostrados em particular durante as duas últimas partidas, contra Sassuolo e Torino, levou Mourinho a intervir, com o objetivo de redesenhar a equipe para aprimorar as características de seus jogadores. Testes em Portugal Zaniolo como atacante conseguiu se expressar melhor, explorando as lágrimas e o físico, sem ser obcecado por gols. Pellegrini poderia jogar mais avançado, como ponta, como na seleção, para aproveitar as suas enormes qualidades como goleador e a sua capacidade de inserções. 2023 deve ser o ano do resgate de Abraão, que logo se tornará pai e se sentirá mais responsável. Mas se o inglês voltar a decepcionar, então Mourinho pode reconsiderar Dybala como o falso nuevecomo em Milão contra a Inter, onde a Roma conquistou sua vitória mais importante da temporada.

Veja a galeria

De Dybala a Abraham a Volpato: é Natal em Roma

Todas as soluções

Em condições normais, no 4-2-3-1, Dybala consegue contornar Abraham, com Zaniolo na direita e Pellegrini na esquerda. Testes realizados no Algarve caminham neste sentido, com a necessidade de encontrar uma solução para a falta de jogo.Nos últimos dois jogos do campeonato, a Roma tem-se colocado no meio, encontrando-se sempre em desvantagem no meio-campo e com Sassuolo e Torino sempre no comando a bola. Eles estão bem com este mod dois médios como Matic e Cristante, à espera de Wijnaldum. Os quatro zagueiros veriam Ibanez como favorito em vez de Mancini para fazer parceria com Smalling. Com quatro zagueiros disponíveis, jogar com dois permitiria uma maior rotação devido aos muitos compromissos. Pela direita, Celik terá que lidar com Karsdorp. À esquerda, por outro lado, com este módulo Spinazzola, se correr bem, é preferível Zalewski, que pode entrar nas rotações de meias-atacantes. O jovem polonês é um dos poucos jogadores que sabe explodir o homem em Roma. Pellegrini também pode ser rebaixado para o meio-campo, com El Shaarawy ou o estreante Solbakken na esquerda. O capitão é um jogador completo, chamado de prensagem, pode fazer ambas as fases. Já foi rebaixado para o meio-campo em alguns jogos nesta temporada, fez isso pelo bem do time, pois gosta de jogar na frente, buscar gols como fez com sucesso na temporada passada.

Roma volta aos treinos: também há Karsdorp

Veja a galeria

Roma volta aos treinos: também há Karsdorp

A importância de Dybala e Wijnaldum

Mourinho costuma repetir que é preciso manter o equilíbrio tático. Ele não é de exagerar, mas voltar à sua forma favorita pode lhe dar mais garantias. será essencial a recuperação de Wijnaldum, que pode atuar em um meio-campo de dois homens dando mais dinamismo e qualidade no drible. O holandês iniciou a sua reintegração gradual no grupo, mas ainda tem de esperar algumas semanas. Dybala pode mudar o destino da temporada de Roma. Ele pode dar uma virada no time, mesmo como primeiro atacante. Um centroavante atípico, que não dá referências aos seus adversários. Mas enquanto isso, devemos administrar o presente. Mourinho dificilmente mudará com o Bologna, o padrão será o mesmo ao retomar. Mas as experiências feitas no Algarve levam-nos a pensar numa revolução tática iminente. Para tornar mais perigoso o ataque estéril das últimas partidas.

Roma, as férias de Dybala: já em campo com o Bologna?

Veja o vídeo

Roma, as férias de Dybala: já em campo com o Bologna?