“No desporto comum”, equipa do Cesena com mais de 60 anos em Portugal vai participar no evento internacional “Olimpics4All”

A aventura dos 26 atletas de Cesena participantes no projecto “In Common Sport”, financiado pelo programa Erasmus+ Sport e promovido pela Administração Municipal de Cesena com o objectivo de promover um estilo de vida saudável entre as pessoas com mais de 60 anos através da actividade física e uma dieta saudável. A equipa, liderada por Lidia Vergaglia e acompanhada pelos conselheiros desportivos Christian Castorri e para projectos europeus Francesca Lucchi, partiu esta manhã para Viana do Castelo, cidade portuguesa que acolhe mais de 60 Jogos Olímpicos nos quais participarão 14 municípios num total de 379 atletas que competirão em 22 modalidades esportivas. Os 26 atletas são apoiados por três treinadores do SIMPHP: Martina Casadei, Niccolo Baldoni e Giulia Puntiroli.

“Há seis anos – comentam os vereadores Lucchi e Castorri – Cesena aderiu ao projeto europeu ‘Eu comum desporto’ que visa promover um estilo de vida ativo entre as pessoas com mais de 60 anos, aproximando-as e motivando-as a praticar desporto. O projeto, que considera o nosso município membro de uma parceria constituída por organismos e organizações de cinco países membros da União Europeia, tem entre os seus principais objetivos a divulgação da prática desportiva junto dos segmentos menos desenvolvidos da população. (no caso específico dos idosos) e o desenvolvimento de estratégias eficazes para a promoção de estilos de vida saudáveis ​​na população. Entre os 108 cidadãos de Cesena que se juntaram a esta aventura com entusiasmo e convicção – continuam os vereadores – 26 vão participar no evento ‘Olimpics4All’ organizado pelo município português de Viana do Castelo e que se realiza de amanhã a quarta-feira, 4 de outubro, no Cidade portuguesa designada Capital Europeia do Desporto 2023. Desejamos-lhes todo o sucesso, certos de que representarão Itália e Cesena da melhor forma possível.”

Amanhã, segunda-feira, 2 de outubro, as primeiras competições seguirão a cerimónia de apresentação das diferentes seleções europeias. Concretamente, a delegação de Cesena terá de desafiar as equipas de Monção, Barça, Molgaco, Valença, P. Lima, Fornos, Arcos, Cerveira e Sanxenxo no futebol, basquetebol, petanca e petanca.