no Mediterrâneo, os peixes estão contaminados

O microplásticos no Mediterrâneo eles não são nada novos. No Mare Nostrum, eles terminam aproximadamente 570.000 toneladas de resíduos plásticos por ano. Estima-se que contém 1% das águas do mundo, mas concentra 7% de todos os microplásticos globais. As últimas más notícias chegaram há alguns dias: todas as espécies aquáticas na foz dos rios que deságuam no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico estão contaminados com microplásticos, e os mariscos são os mais afetados devido à sua capacidade de filtrar a água. Esta é uma das principais conclusões da investigação realizada pelo projeto internacional “i-plástico » em que o Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB). O Departamento de Ciências e Tecnologias Biológicas e Ambientais da Universidade de Salento também aderiu ao projeto como parceiro.

Foto de Sören Funk no Unsplash

Os microplásticos estão por toda parte

Da neve da Antártica às profundezas do mar, o microplásticos estão por toda parte e em crescimento constante. Desde 2000, as partículas de plástico depositadas no fundo do mar triplicaram.
O microplásticos no Mediterrâneo afectam-nos mais de perto: no Verão passado, novamente, um Aumento de 80%, em pouco mais de dois anos e meio, microplásticos presentes em determinados locais do Mare Nostrum. Um grupo de pesquisa destacou isso Centro ATeN – Centro de Redes de Tecnologias Avançadas, Universidade de Palermo. Uma vez presos no fundo do mar, os microplásticos enterrados não se degradam devido à falta de erosão, oxigênio e luz.

Peixes e mariscos: aqui estão as espécies afetadas

Os cientistas de projeto i-plástico eles encontraram o presença de microplásticos em várias espécies vivas no Mediterrâneo e no Atlântico. O projeto, coordenado pela oceanógrafa italiana Patrizia Ziveri (atuante no ICTA-UAB), envolveu a Monitoramento sazonal de fluxos de microplásticos em três estuários em áreas geográficas tropicais e temperadas do Brasil, Portugal e Espanha. De acordo com os estudos realizados, o presença de microplásticos (tamanho de 5 a 0,0001 mm) e nanoplásticos (menos de 0,0001 mm) em estuários e costas adjacentes.

Os rios são um dos principais fontes de poluição microplástica e nanoplástica nos oceanos. Em particular, como explicam os investigadores, o estuárioscomo zonas de transição entre os rios e o mar, são os principais pontos onde essas partículas se acumulame, retido em sedimentos. “

Eles representam uma ameaça aos ecossistemas aquáticos devido à sua capacidade de capturar produtos químicos nocivos do ambiente circundante, entrar na cadeia alimentar através da ingestão e acumular-se.

Resumindo: os microplásticos estão chegando espécies aquáticas à nossa mesacom consequências graves para a saúde. Entre as espécies de marisco analisadas, 85% dos mexilhões e 53% das ostras ingeriram microplásticos. Os peixes marinhos que vivem nos estuários, incluindo a tainha, foram afetados em 75%, enquanto nas regiões costeiras afetadas pelo escoamento de água, 86% da pescada europeia e 85% dos lagostas norueguesas continham microplásticos ou microfibras sintéticas no intestino.

Os cientistas explicam quepoluição nanoplástica pode ser ainda mais grave que o dos microplásticos e representar um risco maior para os organismos aquáticos, pois podem passar através da membrana celular e danificar ainda mais as espécies que vivem em estuários e ambientes marinhos, como foi detectado no caso dos mexilhões. .

Mexilhões

Foto de EJ Strat no Unsplash

A poluição por microplásticos é global: precisamos nos concentrar na biorremediação

EU’poluição microplástica constitui um ameaça global aos sistemas recifes de coral em todas as profundidades, causando crescimento reduzido de recifes de coral. Como relatam os investigadores do projecto i-plastic, a poluição é particularmente elevada perto dos centros urbanos e das saídas das estações de tratamento de águas residuais, de onde as microfibras, o tipo mais comum de micro-resíduos, são descarregadas nos estuários. Uma vez presas no fundo do mar, as partículas não se degradam devido à falta de erosão, oxigênio e luz.

Aqueles que não se depositam no fundo do mar podem ser transportados pelas correntes oceânicas e pelas marés por centenas de quilômetros em questão de meses. “Os microplásticos do estuário do Ebro, no noroeste do Mediterrâneo, podem chegar à Sicília, Itália, em seis meses”, explicou Patrizia Ziveri.

ou possíveis soluções para reduzir a poluição por microplásticos em ambientes marinhos costeiros? Uma das poucas soluções viáveis ​​disponíveis é biorremediaçãoquem prevêo uso de organismos vivos para remover poluentes da água. Os pesquisadores dizem que experimentos de laboratório mostraram que diferentes espécies que se alimentam de filtros removeram quase 90% dos microplásticos das águas circundantes.

Andrea Ballocchi