Novas tecnologias para os médicos do futuro

Foi discutido na conferência “Medtech, presente futuro, universidades e empresas projetam amanhã” organizado pelo Campus Bio-Medico University of Rome com o patrocínio da Unindustria durante o qual dois novos currículos foram apresentados em Inglês: Medicina e Cirurgia Medtech e Engenharia Biomédica.

Hoje nos deparamos com o rápido desenvolvimento da medicina personalizada – sublinhou Raffaele Calabrò, Reitor do Campus Biomédico da Universidade de Roma –. Na medicina, já não falamos genericamente de patologias, mas temos a possibilidade de conhecer os problemas de cada paciente, e a tecnologia torna-se fundamental nesse sentido. O médico de amanhã deve ser treinado para trabalhar com novas tecnologias: a pandemia acelerou essa tendência“.

Mas o médico de amanhã não terá apenas que ter habilidades atualizadas do ponto de vista tecnológico. De fato, essas são sete habilidades identificadas durante a conferência que traçaram o retrato composto do novo médico. Ele começa a partirhibridização do saber, a capacidade de saber trabalhar com profissionais de diferentes disciplinas com o objetivo de contribuir para novas soluções tecnológicas. Para isso, você precisa ter uma mente aberta, ser capaz de ir além das fronteiras profissionais tradicionais, trabalhar em hospitais, mas também com empresas de tecnologia do setor. Além da capacidade tradicional de seguir os pacientes com paixão, também não fará mal treinamento de engenheiro navegar entre terapias e novas máquinas e também saber lidar com as questões éticas que a tecnologia traz consigo.

Parceria médico-paciente

A discussão sobre o futuro da profissão não diz respeito apenas à Itália. Nos Estados Unidos, o Medical Futurist, em um de seus e-books, tentou listar algumas características básicas que pressupõem que nenhum médico conseguirá trabalhar sem tecnologias avançadas. Em 2022, 25% dos adultos americanos usarão wearables. À medida que esses dispositivos incorporam cada vez mais a funcionalidade de rastreamento de saúde, os pacientes inevitavelmente trazem dados desses dispositivos para o hospital, e os médicos precisarão se familiarizar com esses dispositivos e interpretar suas leituras.

E se o médico não tiver soft skills, isso será um problema real. Mesmo que contemos com tecnologias, o fator humano sempre terá um papel importante. De fato, as tecnologias essencialmente eliminarão componentes repetitivos do trabalho, liberando tempo valioso para os profissionais de saúde. À medida que essas tecnologias avançadas assumem componentes mundanos, elas permitirão que os médicos se envolvam mais com os pacientes. Os médicos precisarão, portanto, mostrar mais empatia e compaixão ao se comunicar com eles; sua falta de tais habilidades será ainda mais evidente do que é hoje.

Mas o papel do médico continuará sendo fundamental. Na verdade, a automação está longe de substituir também os médicos se a inteligência artificial está avançando a passos largos e se tornará o estetoscópio do século 21. Por fim, os pacientes também serão envolvidos fazendo suas vozes serem ouvidas, tornando-se mais proativos na gestão de sua saúde. Como usuários finais de ferramentas de saúde digital e novas abordagens terapêuticas, eles podem fornecer feedback valioso para ajudar a implementar essas soluções de forma mais eficaz. Nenhum hospital será capaz de operar ou funcionar sem implementar o design do paciente, e o futuro das especialidades exigirá que os médicos envolvam os pacientes em parcerias peer-to-peer.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."