O Festival de Cinema Villa Medici 2023 revela sua programação

18.000 MUNDOS por Saodat Ismailova (2023, Uzbequistão, Holanda, 30′)

estreia mundial

De acordo com o místico do século XII Shihab al-Din Yahya al-Suhrawardi, o mundo em que vivemos é apenas um dos 18.000 que compõem o universo. O filme 18.000 mundos é concebido como uma história em vídeo que chama a atenção para um mundo que está perdendo contato com seus ancestrais, e onde o perigo de perder formas de conhecimento é real.

MATADOURO DOS EUA! por Aria Dean (2023, EUA, 10′)

estreia mundial

Matadouro, EUA! examina o interior de um matadouro vazio projetado com um motor de tecnologia 3D para videogames (Unreal Engine), apresentando-o como um lugar onde ocorre a linha entre homem, animal e máquina e onde a intimidade do modernismo com a morte é desnudada.

BANEL & ADAMA por Ramata-Toulaye Sy (2023, França, Senegal, Mali, 87′)

estréia italiana

Banel e Adama estão perdidamente apaixonados. Este jovem casal vive em uma aldeia remota no Senegal. No entanto, seu amor perfeito entra em conflito com os costumes de sua comunidade. Porque neste mundo não há lugar para paixão, muito menos para o caos.

CAPITAL por Basma al-Sharif (2023, Egito, Itália, Alemanha, 17′)
estréia italiana

Ventríloquo, canções e anúncios retratam uma era fascista aparentemente passada.

EL AUGE DEL HUMANO 3 (THE HUMAN SURGE 3) por Eduardo Williams (2023, Argentina, Portugal, Brasil, Holanda, Taiwan, Hong Kong, Sri Lanka, Peru, 121′)
estréia italiana

Diferentes grupos de amigos passeiam por um universo escuro, chuvoso e ventoso. Eles passam um tempo juntos, tentando escapar de seus empregos deprimentes e pegar a estrada para novos horizontes.

COMO ME TORNEI COMUNISTA por Declan Clarke (2023, Irlanda, 55′)

estréia italiana

Com um conto popular europeu, o filme evoca o desaparecimento do movimento político unificado de esquerda. Também retrata o cotidiano de uma senhora idosa que administra uma fazenda na fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

A IMAGEM PERMANENTE (A IMAGEM PERMANENTE) por Laura Ferres
(2023, Espanha, França, 94′)

estréia italiana

Antonia, uma mãe adolescente, desaparece no meio da noite, abandonando seu bebê recém-nascido. Cinquenta anos depois, Carmen, uma introvertida diretora de elenco, procura pessoas para compartilhar suas experiências. Em sua busca, Carmen conhecerá Antonia.

MAT-LED por Maryam Tafakory (2023, Irão, Reino Unido, 17′)

estréia italiana

Canção de amor que nunca passaria pela censura, mastro-del é sobre corpos e desejos proibidos, dentro e fora do cinema iraniano pós-revolucionário.

MEU PIOR INIMIGO por Mehran Tamadon (2023, França, 81′)

estréia italiana

Mojtaba, Hamzeh, Zar e outros passaram por interrogatórios ideológicos no Irã, em diferentes períodos de suas vidas. Mehran Tamadon, o diretor, pede que o interroguem como faria um agente da República Islâmica.

NAFURA por Paul Heintz (2023, França, 27′)

estréia italiana

Um road movie que se passa em uma noite de inverno em um local indeterminado na Península Arábica. Três amigos, para vencer o tédio, travam uma briga verbal que leva a uma reflexão sobre poder e tabus.

PACIFIC CLUB por Valentin Noujaim (2022, França, 16′)

estréia italiana

Em 1979, o Pacific Club foi inaugurado no porão do La Défense, em Paris, e se tornou a primeira boate a receber árabes suburbanos. Azedine, então com 18 anos, conta-nos a história esquecida deste clube.

REVOLUTION DER AUGEN (REVOLUÇÃO DOS OLHOS) por Friederike Pezold (Pezoldo) (2022, Áustria, 75′)

estréia italiana

Imagens, numerosas demais, rápidas demais, fortes demais, que dispersam nosso olhar, torpedeiam a percepção e iluminam o cérebro. revolução ocular prescreve “OLHAR-PAUSA” para contrariar “a overdose de imagens digitais de merda”: concentração do olhar através de imagens reduzidas ao essencial, imagens celebradas pelo seu estilo e pela sua duração.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."