O grande Azzurini aguardado no Gradisca, Lovric o padrinho do Mundialito • O jogador do Gorizia

Em poucos dias se aproxima a décima nona edição do Torneio das Nações, o tradicional torneio de futebol juvenil para seleções nacionais que este ano acontecerá de 25 de abril a 1º de maio em Gradisca e no resto do Friuli Venezia Giulia. Neste mesmo dia, sábado 22 de abril, o presidente da competição, Nicola Tommasini, apresentou, no belíssimo cenário do Stadio Friuli de Udine, o programa das jornadas inteiramente dedicadas ao futebol e ao esporte. A competição é dedicado à categoria masculina até 15 anos e tornou-se, ao longo dos anos, uma referência internacional para todo o movimento.

Na sede de Gradisca d’Isonzo, estão sendo finalizados os últimos preparativos organizacionais para melhor acomodar as delegações e seus apoiadores na região. De olho nos Azzurri, vencedores em 2022 e com cinco troféus em exibição. Doze equipes presentes: Eslovênia, Áustria, México, Portugal, Irlanda, Noruega, República Tcheca, Macedônia do Norte, Romênia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Itália que irão competir em três grupos com jogos que decorrerão em diferentes campos de jogos com a habitual organização transfronteiriça que torna o “Piccolo Mundial” da Fortaleza único no mundo.

As partidas não acontecerão apenas aqui, mas também em outros locais, incluindo Aquileia, Cervignano del Friuli, Cesarolo, Gorizia, Latisana, Marano, Monfalcone, Portogruaro, Rivignano-Teor, Torviscosa, mas também em algumas quadras da Áustria e da Eslovênia . O estádio Colaussi, em Gradisca, vai ver a estreia da Azzurra na terça-feira, 25 de abril, contra o México, às 18h00. a final marcada para segunda-feira, 1º de maio, ainda às 18h. Um torneio que acontece entre três países, Áustria, Eslovênia e Itália, e, justamente por isso, o destaque da décima nona edição é o meio-campista da Udinese, Sandi Lovric.

Incorpora na perfeição esta multiculturalidade e o espírito transfronteiriço do evento, confirmando também a prestigiosa colaboração com o clube da Juventus. O jogador, aliás, nasceu em Lienz, na Áustria, mas foi naturalizado esloveno, para então desembarcar em 28 de março de 2022 em Udine. “É uma honra para mim estar aqui – explicou o futebolista – ser testemunha deste torneio enche-me de alegria e orgulho”. “Chegamos às vésperas do Torneio das Nações e certamente veremos partidas de alto nível”, comentou o presidente Tommasini.

“Queríamos fazer a mistura certa entre equipas já consagradas e de renome – prossegue o presidente – e algumas federações que funcionam muito bem nas camadas jovens e esperamos vê-las, nos próximos anos, nos palcos mais futebolísticos. Para nós, a competição não é que tenha que ser um evento esportivo em si, mas também queremos transmitir os valores do crescimento humano e cultural às crianças, tanto para os que dela participam como também para os do território. Na verdade, ainda ontem de manhã, aconteceu a cerimônia de premiação do concurso escolar Ecossustentabilidade, saúde e bem-estar através do esporte“.

A memória de Bert Gianfranco “Gianni” foi dirigida precisamente aos alunos de muitas escolas em Friuli-Venezia Giulia. Também esteve presente na conferência de imprensa o director-geral da Udinese Calcio Nicola Collavino: “É um torneio que certamente confere prestígio à região, com muitas selecções de todo o mundo a virem pisar os relvados do nosso território, tendo a oportunidade , além de descobrir as belezas da nossa região. O futebol da Udinese e o Torneio das Nações também estão unidos neste pontona valorização do magnífico território em que vivemos, mas também na importância da sustentabilidade”.

Fique por dentro das novidades do Território, inscreva-se em nosso canal TelegramaSiga-nos no Facebook ou para cima Instagram! Para relatórios (também Whatsapp e Telegram), a equipe editorial do Il Goriziano pode ser contatada em +39 328 663 0311.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."