O limite de mandato para prefeitos não é apenas na Itália, mas quase

Longas carreiras

Com base em controles de Boletim político, na maioria dos países europeus, não há limites para os mandatos dos prefeitos. Em França, os presidentes de câmara ocupam o cargo durante seis anos e podem ser reeleitos várias vezes consecutivas sem restrições. Como explica o site francês de verificação de fatos Marcadores tem Boletim político, nos últimos anos em França, nunca houve um verdadeiro debate sobre a possibilidade de introdução de um limite de mandato, mesmo que tenha havido casos de autarcas reeleitos várias vezes, mantendo o seu cargo durante décadas. Isso aconteceu não apenas nas pequenas cidades, mas também nas grandes cidades. Um caso exemplar é o de Jacques Chaban-Delmas, combatente da resistência francesa na década de 1940 e politicamente próximo de Charles de Gaulle. Nascido em 1915 e falecido em 2000, Delmas era prefeito de Bordéus por quase cinquenta anos, de outubro de 1947 a junho de 1995, servindo durante vários anos como primeiro-ministro e presidente da Assembleia Nacional, o principal ramo do Parlamento francês.

Casos semelhantes ocorreram na Alemanha, onde não há limites de mandato para prefeitos. Por exemplo, como os verificadores de factos alemães do CorreçãoHerbert Schmalstieg, membro histórico do Partido Social Democrata Alemão, foi continuamente prefeito de Hanôver, capital da Baixa Saxônia, durante 34 anos, de 1972 a 2006.

Em Espanha, não há limite de mandato para presidentes de câmara, que no entanto, eles não são eleitos diretamente pelos cidadãos, mas entre os membros dos conselhos municipais após as eleições. O Reino Unido Por outro lado, existem quatro tipos de prefeitos dependendo do tipo de município, e nem todos são eleitos diretamente pelos cidadãos. Em todos os casos não existe um limite de mandato.

Entre outros países europeus, não há limites de mandato, mesmo na Dinamarca e em Malta. Na Dinamarca, o mandato dos presidentes de câmara dura quatro anos e, como explicaram ao Boletim político Verificadores de factos dinamarqueses Tjekdet, nunca houve qualquer discussão sobre a possibilidade de introdução de um limite à reeleição. Em Malta é eleito prefeito (página 16) o candidato à Câmara Municipal que obteve maior número de votos entre os candidatos da lista vencedora das eleições. O autarca exerce as suas funções durante cinco anos nas mesmas qualidades da Câmara Municipal e, como confirmam os seus colegas Tempo em Malta, pode ser reeleito sem limites. Curiosidade: em Outubro, o governo maltês, liderado pelo Partido Trabalhista, ele anunciou um projeto de lei que permite que cidadãos de 16 a 18 anos se tornem prefeitos (no momento, eles só podem ser eleitos para a Câmara Municipal).

Em outros países europeus não há limites de mandato para prefeitos, mas nos últimos anos tem havido discussões sobre a possibilidade de introduzi-los. Caros colegas verificadores de factos gregos de Falsas de Ellinika eles explicaram para Boletim político que em 2018, um projeto de lei para introduzir um limite de dois mandatos consecutivos, como em Itália, foi discutido na Grécia, mas a iniciativa foi rejeitada. Algumas tentativas de introduzir restrições à reeleição de autarcas foram feitas no passado na Letónia, mas falharam, como nos explica o site letão de jornalismo de investigação. Re: Báltico.

O debate na Roménia é bastante recente. Em 6 de outubro o primeiro-ministro romeno Marcel Ciolacu líder do Partido Social Democrata ele afirmou que se os cidadãos romenos quiserem um limite máximo de dois mandatos consecutivos para presidentes de câmara, o governo está pronto para introduzi-lo a partir de 2024.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."