O Museu das Marionetes torna-se cada vez mais um centro cultural: do seminário internacional de etnomusicologia à apresentação do volume La Galassia Lombroso, depois à viagem a Turim para o Evento Mundial de Turismo da UNESCO 2023.

Resistência acadêmica e musical a Pasqualino pela Seminário Europeu de Etnomusicologia

Eles voltaram seminários internacionais no Museu da Marionete Que, de terça-feira, 19 de setembro, a sábado, 23 de setembroacolherá oo 38º Seminário Europeu de Etnomusicologia.

Os cinco dias do seminário – que incluem também momentos dedicados à desempenho – eles vão abrir com o palestra em memória de John Blacking por título Interpretação do Passado. A política da herança musical árabe no Cairo pós-colonialsegure por Salwa El-Shawan Castelo-Branco (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).

Existem dois temas centrais do seminário internacional. O primeiro, Etnomusicólogos hoje: novos desafios em pesquisa, métodos e comunicação apelará à reflexão sobre a tarefa profissional dos etnomusicólogos num momento histórico particularmente delicado na Europa. Quais são os novos modos de resistência?

O segundo tema, Música, tecnologia, revolução digital irá destacar como a revolução digital e o surgimento de novas mídias desencadearam cenários musicais sem precedentes, novos fenômenos de criatividade e inovação musical.

A Galáxia Lombroso no Museu Pasqualino

Quinta-feira, 21 de setembro, às 17h. No Museu Pasqualino acontecerá a apresentação do livro A Galáxia LombrosoDe Lívio Sansone(Editora Laterza) Eles dialogarão com o autor Rosario Perricone, Antonino Blando e Ignazio Emanuele Buttitta.
Ele estará aqui o autor.

Entre a teoria e a prática, o Museu das Marionetes no Evento Mundial de Turismo da UNESCO 2023

Uma intervenção teórica, mas também demonstrações práticas sobre o trabalho do marionetista.
O Museu de Marionetes participará de Evento Mundial de Turismo da UNESCO 2023no Palazzo Carignano di Turim Desde De quinta-feira, 21 de setembro, a sábado, 23 de setembro.

Sexta-feira, 22 de setembro, às 12h30. Odiretor do Museu Pasqualino, Rosário Perriconeo painel discutirá Interpretação do património e turismo sustentável.
Durante os três dias em Turim haverá espaço para demonstração, editado por Salvatore Bumbello, O trabalho do marionetista.

Com as ferramentas em mãos, o marionetista realizará e explicará as diferentes fases da construção de uma marionete através de uma breve demonstração ao vivo utilizando técnicas tradicionais de construção.

Espectáculos de marionetas no Museu, esta semana apenas às segundas-feiras

Esta semana, tendo em conta os compromissos relativos ao seminário internacional de etnomusicologia, os espetáculos diários de marionetes só acontecerão amanhã, segunda-feira, 18 de setembro, às 11h.

Da caneta de É verdade, eu digo issoprotagonistas dos episódios de História dos paladinos da França com reviravoltas, maravilhas, encantamentos e duelos, mas também personagens como Carlos Magno, Orlando e Rinaldo, Angelique, o Mágico Malagigi.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."