o peso da Rússia e do grupo Wagner

Wagner não está por trás de todos os golpes que ocorrem em África. Não é o Espectro ou a Hidra Caveira Vermelha, é mais uma PMC (Companhia Militar Privada) comum como tantas outras… Água Negra lembra alguma coisa? Ó Legião Estrangeira, nascida há dois séculos para zelar pelos interesses da França nas suas colónias. Em termos de origem e história, a Legião é diferente das PMC actuais, mas os objectivos eram e são bastante semelhantes: defender a grandeza ultramarina, à custa do equilíbrio interno das nações africanas e desafiando as consequências que se reflectem noutros países. países.

A sequência de golpes de estado que, durante três anos, afectou toda a faixa da África Central, do Sudão ao Gabão, é apenas parcialmente atribuível a Wagner. Países pobres, explorados primeiro pelas potências coloniais britânicas e francesas, depois por governos instáveis, corruptos e autoritários, por vezes expressões de potências estrangeiras. Os mais velhos que se lembram da secessão de Katanga também se lembrarão do uso de tropas mercenárias apoiadas pela Bélgica num conflito entre três facções em conflito: os separatistas de Katanga liderados por Moise Ciombe; os marxistas de Patrice Lumumba e o governo de Léopoldville apoiado pela Missão ONUC das Nações Unidas. Para as grandes potências coloniais, a descolonização do continente negro foi uma verdadeira tragédia: Bélgica, França e Portugal assistiram à perda gradual de áreas ricas em matérias-primas, especialmente mineiras.

Leia também: Golpe de Estado, a Farnesina: “Os italianos ficam em casa”. Outro golpe, o que está acontecendo

Depósitos que apelaram também aos dirigentes locais e aos soviéticos que, a partir da campanha portuguesa em Angola e Moçambique, equiparam e armaram milícias como o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique). A abertura da União Soviética ao Médio Oriente e à África começou em meados da década de 1950 com Nikita Krushev: desde então, foram concluídos acordos comerciais e diplomáticos com a Síria, o Egipto, Marrocos e outros tempos, com nações jovens a emergir das cinzas do colonialismo europeu. .

A Rússia Soviética tinha dois truques na manga: nunca ter dominado o continente negro nem a sua ideologia. Progresso, desenvolvimento social e económico, independência e não ao racismo (que foi e ainda é generalizado na Rússia, particularmente em detrimento das minorias siberianas e da Ásia Central): a aliança com o Kremlin foi a aspiração dos novos líderes forçados a estabelecer o equilíbrio entre a necessidade de defender a independência adquirida e a necessidade de relançar as economias nacionais.

A URSS soube jogar bem. Até porque, na política, nada é de graça: em troca de tecnologia, armas, desenvolvimento comercial e formação (no local e na Rússia) através de intercâmbios culturais e bolsas de estudo, os aliados árabes e africanos garantiram a Moscovo a possibilidade de estar no terreno em cenários de grande interesse estratégico para o Ocidente. Se alguém se perguntar novamente por que existem bases russas na Síria, a razão reside no passado recente das relações entre Damasco e o Kremlin. No entanto, os acordos comerciais estipulados por Krushev e os seus sucessores não “russificaram” a África, na qual certos países europeus continuam a desempenhar um papel decisivo.

A França por exemplo, que impôs o comércio apenas com Paris às antigas nações da Françafrique (Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal, Togo, Camarões, Chade, Gabão, República Centro-Africana, República do Congo). Uma situação semelhante à vivida pelos colonos americanos antes do Boston Tea Party, mas dois séculos depois. Uma influência que continua até hoje: nomeadamente o Gabão, onde a “família presidencial” pró-francesa Bongo-Ondimba governou continuamente desde a década de 1960… até há uma semana!

Depois, a desestabilização do Norte de África após as intervenções na Tunísia e na Líbia em 2011; o apoio às facções anti-russas e anti-Baath na Síria e o fracasso das operações parisienses no Mali podem ter contribuído para aumentar a simpatia das populações africanas e dos círculos políticos e militares para com a Rússia. Afinal de contas, desde 1991, Moscovo nunca enviou combatentes para África, o que não é o caso dos Estados Unidos de Obama e da França de Sarkozy.

Wagner, o verdadeiro babau da política externa, é certamente responsável pelo que aconteceu no Sudão, no Níger e provavelmente também no Gabão. Mas este não é o único elemento de desestabilização em África: as escolhas políticas internacionais passadas e presentes comprometeram a imagem e a credibilidade da Europa e dos Estados Unidos. Por outro lado, como não ficar perplexo ao observar um Ocidente que, após quinze anos de guerra, retira do dicionário o terrorismo islâmico para se concentrar em Putin? E o que pensar de observar o “mundo livre” traçado contra Moscovo e esquecer o Afeganistão, onde o regresso dos talibãs esmaga os direitos fundamentais e faz com que o povo morra de fome? Talvez, vista de um ponto de vista não relacionado com o confronto OTAN-Rússia, a situação internacional pareça diferente: pelo menos para os africanos, a Rússia (e Wagner) é menos temerosa do que a Europa e os Estados Unidos.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."