Opel Kadett, o carro com mil talentos comemora 50 anos

Prático, versátil e pronto para satisfazer as mais variadas necessidades, o Opel Kadett representa o segmento C no seu melhor há muitos anos para a Casa do Relâmpago. Lançado em 1973, o Opel Kadett C – a terceira geração do Kadett – celebra este ano o seu 50º aniversário, um importante aniversário que a marca teutónica se prepara para celebrar da melhor forma possível. Entre 1973 e 1979, o Kadet esteve disponível nas versões sedan, station wagon e até cupê, enfatizando assim o seu caráter multifacetado voltado para atender os gostos e necessidades dos clientes mais exigentes.

Design limpo e diferenciado

Entre as qualidades marcantes deste modelo encontramos uma carroceria com design refinado e conteúdos técnicos de alto nível, como o novo eixo dianteiro de braço duplo e o Tração Traseira. Do ponto de vista do design, o médio alemão é caracterizado pela grade plana, combinada com o capô com vinco típico da marca e a grade em formato de spoiler.

Muitas faces para um modelo

Como mencionado anteriormente, a terceira geração do Opel Kadett estava disponível em muitas variantes: sedan de duas e quatro portas nas versões normal e de luxo, carrinha de três e cinco portas e também como coupé. Posteriormente, o carro foi desenvolvido em outras variantes, enfatizando assim o seu papel como “carro do mundo” que a Opel lhe atribuiu.

Carro do mundo real

A sua produção começou na pátria, ou seja, Alemanha, mas também foi montado em fábricas no Reino Unido, Ásia, Austrália e América do Norte e do Sul, onde se distinguiu por uma carroceria ligeiramente modificada e tecnologias adaptadas a mercados locais específicos.

Uma gama completa de motores

A gama de motores oferecidos na Alemanha incluía o grupo gasolina 1,2 litros, disponível em níveis de potência de 52 HP e 60 HP. No início de 1975, a oferta expandiu-se com a chegada do motor 1.0 litro a gasolina de 40 cv, particularmente económico. No Salão Automóvel do Mónaco de 1975, a versão desportiva GT/E com injeção de 105 cv finalmente chegou e continuou a tradição do carro de rali Opel Kadett.

Primeiro da classe em segurança

O Opel Kadett foi um dos automóveis mais seguros dos anos 70, graças aos seus equipamentos e equipamentos técnicos sistemas de segurança de primeiro nível. O carro estava equipado com cintos de segurança de três pontos nos bancos dianteiros. Todos os botões e vários controles eram facilmente acessíveis, mesmo com o cinto de segurança afivelado, e os instrumentos proporcionavam máxima legibilidade.

A principal inovação técnica, porém, está na suspensão dianteira de braço duplo com molas helicoidais. Além disso, a barra estabilizadora é oferecida como padrão em todas as variantes. Em comparação com a geração anterior, a estrada foi significativamente alargada 20 milímetros com o objetivo de oferecer melhor aderência à estrada e melhor dirigibilidade, também graças à contribuição do eixo traseiro ainda mais otimizado. O quadro foi completado pela presença de barras longitudinais e transversais estáveis, portas reforçadas e soleiras destinadas a proteger os ocupantes em caso de colisão ou capotamento.

Opel Kadett GT/E, filha do automobilismo

Opel Kadett GT/E apresentado em 1975 também sublinhou o carácter desportivo do Kadett. O motor 1.9 litros com injeção Bosch L-Jetronic contava com 105 cv que, combinados com um peso de apenas 900 quilogramas, ofereciam desempenhos decididamente emocionantes, como uma velocidade máxima de bem 184km/h. O carro conseguiu tornar-se uma rainha do rali: Walter Röhrl e Rauno Aaltonen alcançaram sucesso com o Opel GT/E 225 CV no Rali de Monte Carlo e no Rali de Portugal. Röhrl e Jochen Berger também alcançaram um excelente quarto lugar no Principado e a Opel chegou mesmo ao segundo lugar na classificação geral dos fabricantes.

Um clássico atemporal

Ainda hoje, o Kadett C é considerado um clássico atemporal, cada vez mais procurado por colecionadores e entusiastas dispostos a exibi-lo durante numerosos ralis de carros antigos.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."