os 10 vencedores do concurso dedicado à luz

577 propostas de projetos de 211 países participaram do concurso internacional Velux Awards 2022. Os vencedores conseguiram combinar inovação tecnológica e um olhar crítico sobre o futuro da “luz” na arquitetura

Europa Oriental e Oriente Médio: TIP – Time Indica Protection – créditos: VELUX luz do dia e arquitetura

Por ocasião do World Architecture Festival em novembro, os 2 vencedores globais serão anunciados

(Rinnovabili.it) – Os vencedores do Preço Velux 2022o concurso que convida escolas de arquitetura de todo o mundo a apresentarem ideias evocativas sobre o tema da luz nos edifícios do futuro próximo.

Mais de 577 projetos enviados, de 211 escolas de arquitetura de todo o mundo, mas apenas 10 vencedores regionais.

É ótimo ver uma resposta tão fantástica à competição de tantas escolas de arquitetura ao redor do mundo. Nosso objetivo com esta competição é reunir professores e alunos sobre o tema da luz do dia, e é gratificante ver tantas abordagens bonitas, inovadoras e responsáveis ​​para o tema ‘A Luz do Amanhã’.”ele afirmou Tina Christensendiretor do Prêmio Internacional VELUX.

Leia também O primeiro sistema de impressão 3D de vidro de baixa temperatura chega do MIT

O detalhe que mais impressionou o júri de Preço Velux 2022 é a grande imaginação e aspiração contida em projetos orientados para o futuro. Os principais temas do sustentabilidade ambiental, social, cultural e política, traçou um fio condutor entre todas as propostas. Um elemento de importância crucial se considerarmos que são as gerações futuras que terão de enfrentar a das Alterações Climáticas, projetando edifícios que respeitam o meio ambiente, mas também são resistentes às mudanças nas condições climáticas. Outro aspecto estudado pelos projetos e bem visto pelo júri do concurso é a sustentabilidade, mas do ponto de vista social. A arquitetura e a construção não devem ser um elemento de desigualdade, mas, ao contrário, oferecer soluções adaptadas a cada condição social. E a importância da luz natural como recurso para projetos é crucial. Sobretudo porque caminhamos para uma densidade urbana cada vez maior, o que obrigará os designers a reinventar o conceito clássico de superfície envidraçada.

velux-Prêmios-2022
Europa Ocidental, Project Spotlight Tree – VELUX luz do dia e arquitetura

“AEssencialmente, o que procurávamos eram projetos que colocassem a luz do dia na frente e no centro e abordassem diretamente o tema Luz do Amanhã. Tinha que haver uma visão, mas também o suporte técnico para essa visão e uma explicação concisa da ideia. Os vencedores regionais selecionados foram bons em todas as três áreas. E posso falar por todo o júri quando digo que estamos todos muito entusiasmados por ver os alunos a apresentarem os seus trabalhos em Lisboa, a comunicação verbal da sua ideia”. ele finge John RonanPresidente do júri.

Os 10 projetos vencedores

Um prêmio em dinheiro de € 1.000 foi concedido aos alunos vencedores em cada categoria regional. Eles também podem participar da Festival Mundial de Arquitetura que se realizará em novembro em Portugal, durante o qual serão eleitos os dois vencedores mundiais das categorias premiadas: Luz do dia em edifícios E Investigações à luz do dia.

Luz do dia na categoria Edifícios

África, projeto: Aqua Mart – créditos VELUX luz do dia e arquitetura

África, projeto: Aqua-Mart (Greenside Design Centre, College of Design, África do Sul) – Um sistema de esterilização de água combinado com um elemento de sombra urbana.

América, projeto LUZ DO DIA 24 HORAS: Um pavilhão que liga a cidade à luz (Universidad central del Ecuador).

Ásia e Oceania, projeto: Acenda, pule a vizinhança (Universidade de Pequim Jiaotong, China). A luz vista como elemento de segurança urbana.

Europa Oriental e Oriente Médio: DICA – O tempo indica proteção(Politechnika Poznańska, Polônia). Um sistema de proteção solar que usa fibra de vidro para fornecer sombra.

Europa Ocidental, projeto Árvore de destaque : sistema de autorregulação em ambiente desértico (The University of Sheffield, UK). Árvores solares para combater a desertificação e a seca.

Vencedores da categoria Investigações à luz do dia

velux-Prêmios-2022
Europa Ocidental: Solar Hymnal – créditos VELUX luz do dia e arquitetura

África, Luz do dia ilimitada (Universidade de Ruanda – Escola de Arquitetura e Ambiente Construído).

América: luz marciana(Universidade de Miami)

Ásia e Oceania: Como parte do projeto Três Gargantas(Universidade Sudoeste de Jiaotong)

Europa Oriental e Oriente Médio: Voar(Universidade de Arte, Teerã)

Europa Ocidental: hino solar(Universidade de Ciências Aplicadas de Metropolia, Finlândia)

Conheça todos os projetos aqui.