Os bispos europeus reúnem-se. Os desafios a serem enfrentados

Durante a celebração do Sínodo, eclode um conflito na Terra Santa. Grušas reiterou que os bispos condenam veementemente os ataques terroristas do Hamasmas também a escalada militar na Faixa de Gaza porque “a violência não pode ser um meio de defender uma causa”, e renova “o apelo a um cessar-fogo definitivo, continuar a libertação de reféns e manter abertos os corredores humanitários em Gaza“.

A Europa vive, entre outras coisas, o drama do segundo ano de guerra na Ucrânia. O presidente dos bispos europeus recorda que “o fluxo de refugiados nos países europeus exigiu uma excedente esforços às nossas Igrejas particulares, que estão empenhadas em prestar não só ajuda humanitária, mas também assistência pastoral a quantos foram acolhidos. Esperamos que em breve se chegue a um acordo sobre uma paz justa, no respeito pelo direito internacional, que é uma das grandes vítimas desta situação.“.

Dom Grušas também recorda a tragédia dos abusos, sublinha os relatórios publicados por Alemanha, França, Suíça, Portugal, Espanha, Itáliareitera a condenação dos abusos e o pedido de perdão das vítimas e recorda que “a Igreja está empenhada num cansativo e doloroso processo de purificação e reconciliação” e que “devemos continuar a implementar ações concretas e eficazes para prevenir e combater os abusos contra menores e pessoas vulneráveis“.

Contudo, o arcebispo recorda: “a verdadeira face da Igreja não é a do abuso. Olhamos com orgulho para os nossos numerosos sacerdotes e pessoas consagradas, empenhados todos os dias em acolher, acompanhar e consolar muitos dos nossos irmãos e irmãs, em ajudar os mais necessitados da sociedade, em difundir o Evangelho mesmo à custa das suas vidas.

Dom Grušas também recorda o desafio da inteligência artificial (a Santa Sé dedica a este tema o próximo Dia Mundial da Paz e o Dia das Comunicações Sociais), e sublinha que “a nova linguagem criada pela IA coloca novos desafios à comunicação, à forma como estas novas tecnologias são usado pode mudar profundamente a percepção dos fatos e mudar completamente a nossa maneira de pensar. É urgente pensar nestas questões, nas implicações éticas que delas decorrem e na justiça social que deve ser garantida para que ninguém fique para trás. »

O O presidente da CCEE lembra ainda que o cristianismo é a religião mais perseguida do mundodestacando que mesmo no coração da Europa, os casos de discriminação anticristã aumentaram enormemente – 748 foram registados no ano passado, documenta o último relatório anual doObservatório sobre a intolerância e a discriminação dos cristãos na Europa.

Depois, há o tema da vida. Não há apenas o caso de Indi Gregory, a menina cujas funções vitais foram removidas contra o conselho dos pais (não é um caso isolado em Inglaterra), mas também a proposta de incluir o aborto no sistema Constituição Francesa, lei que autoriza a eutanásia infantil nos Países Baixos, lei sobre a eutanásia em Portugaltantas circunstâncias que mostram uma tendência europeia para «um plano inclinado que conduz cada vez mais de uma cultura da vida a uma cultura da morte».

Os bispos europeus estão, portanto, comprometidos”desenvolver uma nova cultura de vida, que inclua cuidar dos nascituros, dos filhos concebidos e dos doentes terminais, mas também dos pobres, dos migrantes forçados e de todas as vítimas que enfrentamos. Só seremos uma “Europa Samaritana” se conseguirmos falar a uma só voz sobre estes grandes assuntos que nos questionam”.

Concluído Gruchas: “Estamos perante desafios importantes, que devemos enfrentar em conjunto, com um espírito europeu e cristão que durante demasiado tempo, pareceu ser vítima dos interesses nacionais. O caminho ecuménico e o trabalho com as Igrejas irmãs serão cruciais neste caminho.. Estamos convencidos, hoje mais do que nunca, de que a visão cristã pode contribuir verdadeiramente para uma verdadeira civilização do amor”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."