Os portugueses: “O meu pior começo. Solidez perdida: cada chute é um gol…”

Campeonato de Futebol Série A 2023/2024 Turim vs Roma

Mas o verdadeiro problema é, antes de tudo, encontrar uma maneira de se livrar da vergonha infinita. No final da partida, quando até Totti, presente no Marassi, já havia saído da arquibancada, a equipe tentou, indo pedir desculpas no segmento onde se aglomeravam os 2.500 torcedores dos Giallorossi. “Ir trabalhar”, “Queremos respeito”, “Tire suas bolas para fora”alguns dos epítetos dirigidos aos jogadores, indefesos no final e durante a partida.

Como a Roma voltou a ter um mau desempenho nesta temporada, com um início tão ruim como nos anos 2000, isso só aconteceu em 2010-11: novamente, 5 pontos em 6 partidas, depois terminou com a demissão de Ranieri (logo após um Genoa-Roma 4 -3) e Montella entrou no banco. Mourinho, obviamente, espera um final diferente…
Um desastre que o próprio treinador tenta compreender no final da partida, ainda que adie tudo para análise para as horas seguintes.

“Foi um jogo onde tudo correu mal, mas agora não é altura para críticas” disse o português. “Quero dormir sobre isso primeiro, fazer uma análise completa. Um pedido de desculpas aos fãs? Foi uma iniciativa de equipe, o respeito é sagrado. Os torcedores sabem o que penso e o que sinto, que a nossa dor é dupla, para nós mas também para eles. Agora espero que a equipe dê tudo de si contra o Frosinone para resgatar os três pontos. E se houver disputa teremos que ter força para jogar com pressão extra”.

E a partida? “Houve uma abordagem negativa, mas assim que empatamos perdemos Llorente no centro da defesa. Neste momento, cada remate é um golo. Perdemos forças. Com o Cristante atrás, faltava alguma coisa no meio. Depois, no segundo tempo, mudamos a estrutura, também por causa do cartão amarelo do Mancini e do perfil do árbitro. Tive a sensação de que íamos empatar e foi o que aconteceu com o Lukaku. Porém, com 3 a 1, a partida acabou. E aconteceu um desastre total, acontece de vez em quando. É o meu pior começo, mas comigo, pela primeira vez, a Roma disputa duas finais de Taça consecutivas.”

Como escreve a Gazzetta dello Sport, ontem também ela parecia mole nas pernas. “Para mim não é um problema físico, mas multifatorial. Quando as coisas vão mal, tudo fica mais difícil, tudo parece pesar mais. E se jogarmos muitas partidas, há lesões ou menos intensidade. Mas Rapetti é o mesmo treinador que levou a equipa a Tirana e Budapeste. E ele é um trabalhador fantástico.”

O Capitão Pellegrini acrescenta: “É inaceitável que a Roma tenha estes pontos depois destes dias. Cabe apenas a nós, que estamos dentro da Trigoria, mudar as coisas.”