Ouro com Simone Avondetto e Bronze com Jade Especial no Cross Country

ANADIA (POR): O último dia do Campeonato da Europa dá 2 medalhas à Itália com o ouro de Simone Avondetto e o bronze de Jade Specia na categoria U23, especialidade de cross-country. Com este sucesso estamos confirmados em 2º lugar no quadro de medalhas atrás da Suíça, mas à frente da Holanda. Para os azuis 2 medalhas de ouro (Avondetto e Gaia Tormena), 2 pratas (Giorgia Marchet e Team Relay) e uma medalha de bronze do Specia. A estes são adicionados os quartos lugares de Lucrécia Braida, Marco Betteo e Valentina Corvi.

Comecemos pelo título de Avondetto, piemontês de San Secondo di Pinerolo e estudante de Engenharia Mecânica, que hoje manteve a fé na previsão de que era o favorito. Para ele uma largada controlada e 2 primeiras voltas nas primeiras posições. No início da terceira volta, a corrida solitária do italiano começou e ele foi avançando gradualmente, conseguindo se estabilizar em 25”.

Em segundo lugar, os britânicos Charlie Albridge que na final se aproximou e fechou aos 10″, e o suíço Janis Baumann, em 21″.

“Um grande dia numa corrida difícil. O importante era fazer a diferença imediatamente. – palavras do novo campeão europeu – Nas últimas 2 voltas mantive a margem conquistada, mesmo que a penúltima volta tenha sido a mais difícil de gerir .. porque o cansaço foi sentido. Percebi no entanto que a diferença não diminuiu. Mantive a vantagem graças à determinação. Ser campeão é uma satisfação enorme e quero dedicar o ouro a todos que estiveram lá durante o processo de preparação . medalha há muito trabalho. Obrigado a todos”.

MULHERES: O evento foi dominado pela Holanda com o casal Arruela Pieterse (1h: 12′: 29″), 2 ^ Fem van Empel (+52″) e Specia em 1′: 35″. Itália embeleza seu recorde com 6º lugar em Bérgamo Sara Cortinovis. 23^ Letizia Marzani sofreu um furo na primeira volta.

Foi um teste bastante linear com Pieterse que, desde o primeiro round, assumiu a liderança, criando uma margem entre ela e as adversárias que foi aumentando gradativamente.

O azul Specia também lutou pela prata, mas na volta 4 Van Empel conseguiu ganhar uma margem, mantendo-a até a linha de chegada. Entretanto, a italiana verificou o possível regresso da dinamarquesa Sofie Pedersen, que chegou 20” atrás dela.

Depoimentos: Giada Specia mostrou sua alegria logo após a finalização. “A Eurocopa foi um dos meus grandes objetivos para a temporada. Também foi importante saber administrar os adversários, cerrar os dentes e manter a recuperação do dinamarquês sob controle. Para mim, é a primeira medalha deste nível. Agradeço ao companheiros de equipe que me apoiaram durante todo o percurso, também é graças a eles que consegui. Estou feliz e agora estou ansioso pelo campeonato mundial que acontecerá na França, em Les Getz, no final de agosto com nova motivação . Vou dar o meu melhor. Estou tranquilo e estou me preparando com empenho”.

A Belluno de Pedavena, que na sua vida se dedica apenas ao ciclismo, revela um detalhe da sua preparação. “Passei um mês inteiro em Pordoi para me preparar para as alturas. Um grande sacrifício, mas o resultado valeu a pena”.

Sara Cortinovis: “Para mim um 6º lugar tem um significado especial, sou de facto a primeira entre os meus pares. Na terça-feira, fiz o exame final de relações internacionais para marketing na Albinos”.

Satisfazer o presidente Cordiano Dagnoni que, juntamente com o Conselho Federal, tem dado particular atenção às grandes rodas que agora respondem com estes sucessos: “O trabalho desta nova gestão no veículo todo-o-terreno – declara – começa a dar frutos, em particular nas categorias de base, mostrando que estamos diante de um futuro, por isso o trabalho na base está dando frutos. Parabéns a toda a estrutura técnica gerenciada por Massimo Ghirotto com toda a sua equipe, incluindo os técnicos do setor, Mirko Celestino e seus colaboradores e obrigado também aos clubes esportivos que trouxeram nossos atletas a esses níveis”.

O orçamento para esta expedição é de responsabilidade do CT Mirko Celestino. “Hoje conseguimos fazer o que queríamos. O Avondetto é um cara muito sério e não precisou de muitas palavras. Ele sabia o que tinha que fazer, então foi isso”.

Amanhã de manhã os Azzurri regressam a Itália com um voo de Lisboa para Malpensa. Os caras da pista vão chegar a Anadia.

editado por Pietro Illarietti

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."