Papa em Portugal: “Sonho com uma Europa que apague os clarões da guerra”

O Papa Francisco iniciou a sua viagem a Portugal com um forte apelo para que a Europa se torne protagonista de uma “diplomacia de paz”. O mundo precisa do nosso continente, do seu papel de “ponte” e “pacificador”. Prioridade “Defender a vida humana”. Não ao descarte dos velhos, às paredes de arame farpado, aos massacres no mar e aos berços vazios, às “leis sofisticadas” sobre a eutanásia. Existem três “canteiros de esperança”: o ambiente, o futuro, a fraternidade

(Foto Vatican Media/SIR)

“Sonho com uma Europa, coração do Ocidente, que use sua engenhosidade para apagar os clarões da guerra e acender as luzes da esperança; uma Europa que sabe reencontrar a sua alma juvenil, sonhando com a grandeza do todo e indo além das necessidades imediatas; uma Europa que inclua povos e indivíduos, sem afastar teorias ideológicas e colonizações”. No dele primeiro discurso em Portugal, ainda antes de encontrar os “povos” da JMJ reunidos em Lisboa dos quatro cantos do mundo, o Papa Francisco revelou o seu sonho para o futuro, que encontra o seu fulcro no “velho” continente, apelado a uma “diplomacia de paz ” em um mundo dividido diante de grandes desafios globais, como “injustiças globais, guerras, crises climáticas e migratórias”. Lisboa, a cidade oceânica no fim do mundo, “recorda a importância do todo, de pensar as fronteiras como espaços de contacto, não como fronteiras que separam”, articula François, dirigindo-se às autoridades, sociedade civil e mundo diplomático. Lisboa, a cidade do homónimo tratado de reforma da UE assinado em 2007, “pode sugerir uma mudança de ritmo” precisamente a partir destes “marcos no percurso da comunidade europeia, gravados na memória desta cidade”.

“Porque o mundo precisa da Europa, da verdadeira Europa: precisa do seu papel de ponte e pacificador na sua parte oriental, no Mediterrâneo, em África e no Médio Oriente”,

A tese de Francisco, segundo a qual a originalidade do nosso continente consiste na capacidade “de abrir vias de diálogo e inclusão, desenvolvendo uma diplomacia de paz que apague os conflitos e acalme as tensões, capaz de captar os mínimos sinais de descontração e leitura entre os linhas mais tortuosas. No oceano da história, navegamos numa conjuntura tempestuosa e faltam caminhos corajosos para a paz”.

“Para onde você está indo, se não propõe caminhos de paz, formas criativas de acabar com a guerra na Ucrânia e os tantos conflitos que ensanguentam o mundo? »,

perguntas exigentes para a Europa, acompanhadas de auspícios precisos como indicações de rota.

“Que curso você está fazendo, West?”,

Francesco continua ampliando o campo: “Sua tecnologia, que marcou o progresso e globalizou o mundo, não basta por si só; menos ainda bastam as armas mais sofisticadas, que não representam investimentos para o futuro, mas empobrecimentos do verdadeiro capital humano, o da educação, da saúde, do estado de bem-estar”. “É preocupante quando você lê que em muitos lugares os fundos são continuamente investidos em armas e não no futuro de seus filhos”a chamada de alarme referente à situação atual.

“No mundo desenvolvido de hoje, tornou-se paradoxalmente uma prioridade defender a vida humana, ameaçada pelos excessos utilitaristas, que a usam e a rejeitam”,

Aviso de Francisco. “Penso em tantos nascituros e idosos abandonados à própria sorte, na dificuldade de acolher, proteger, promover e integrar quem vem de longe e bate às portas, na solidão de muitas famílias que lutam para parir e criar crianças. », a lista elaborada pelo papa:

“Para onde você está navegando, Europa e Ocidente, com o lixo do velho, as paredes de arame farpado, os massacres no mar e os berços vazios, as sofisticadas leis de eutanásia?”.

Apesar deste cenário sombrio, a homenagem de Francisco, um oceano de jovens de todo o mundo reunidos em Lisboa movidos pelo desejo de unidade, paz e fraternidade: “eles desafiam-nos a realizar os seus sonhos de bem. Eles não estão nas ruas gritando com raiva, mas compartilhando a esperança do Evangelho”. É preciso uma “boa política” para “corrigir os desequilíbrios”. São três “oficinas de esperança” para trabalharmos juntos: o meio ambiente, o futuro, a fraternidade. Não à “pastoral das saudades e das saudades”, sim a uma Igreja sinodal como “oportunidade de envolver os leigos com entusiasmo fraterno e sã criatividade pastoral”, convite do mosteiro dos Jerónimos, ao encontro do clero. “A Igreja não é uma alfândega”. Antes de tudo, uma certeza:

“Ao lado dos jovens, não envelhecemos”,

como diz um provérbio português.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."