Património Tocatì UNESCO: a emissão do reconhecimento em Roma

O Festival Internacional de Jogos de Rua, incluído no Registro do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, retornará a Verona de 14 a 17 de setembro de 2023

Às portas da vigésima primeira edição, que se realizará em Verona de 14 a 17 de setembro de 2023, aconteceu ontem, 5 de setembro de 2023, a cerimónia de entrega dos pergaminhos pela inscrição com sucesso no Registo do Património Cultural Imaterial da UNESCO do Ministério da Cultura teve lugar no Ministério da Cultura “Tocatì, um programa partilhado para a protecção dos desportos e jogos tradicionais”. (Foto da capa de Facebook)

Tocatì, patrimônio da UNESCO

Tocaty“O Festival de Jogos de Rua, concebido e organizado em 2003 pela Associação de Jogos Antigos (AGA) em colaboração com o município de Verona, foi incluído no Registro do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.

Este tradicional evento cultural divertido, que há 20 anos se repete nas ruas de Verona, tornou-se um referência internacional para a preservação dos esportes e jogos tradicionais.

A entrega do reconhecimento a Roma

A reunião, que ocorreu ontem às Roma, foi presidido pelo Subsecretário da Cultura, juntamente com a delegação da UNESCO, Gianmarco Mazzi. Estiveram também presentes o Embaixador do Chipre em Itália, Yiorgos Christofides; o prefeito de Verona, Damiano Tommasi; a delegada do Presidente da Região do Veneto, Fausta Bressani, os representantes delegados da Embaixada de França em Itália, Stéphane Poliakov e do Ministério da Cultura da Croácia, Davor Trupković, Rut Carek; o presidente da Associação de Jogos Antigos (AGA), Giorgio Paolo Avigo.

O Festival Tocatì e seu Programa de Salvaguarda Compartilhada, definido como exemplo e modelo para a humanidade, são o primeiro candidato italiano a obter este reconhecimentobem como o 17º elemento da UNESCO incluído no Patrimônio Cultural Imaterial Italiano.

A candidatura, que vê a Itália como principal parceiro na coordenação do Serviço II-Gabinete UNESCO da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, contou com a participação da Bélgica, Chipre, Croácia, França e distingue-se pelos muitos atividades de sensibilização, educação para a participação e cooperação a nível nacional e internacional.

Tocatì: tudo pronto para a 21ª edição

Jogos e esportes de rua voltarão ao centro histórico de Verona de 14 a 17 de setembro de 2023 para a vigésima primeira edição do Tocatìo Festival Internacional de Jogos de Rua, organizado pela Associação de Jogos Antigos (AGA) em colaboração com o município de Verona.

(Foto de Perfil de Tocatì no Facebook)

As tradições transmitidas de geração em geração voltarão à vida testemunhas desta herança que Tocatì tenta salvar há 20 anos.

O Portugal será o convidado de honra desta edição específica, organizada justamente para celebrarmos juntos o reconhecimento da UNESCO. Serão então apresentados jogos tradicionais portugueses numa grande celebração internacional que une diferentes culturas.

Tocatì: “Um espaço de liberdade para se sentir parte da sua própria comunidade”

“O exemplo do Festival Tocatì, cujo património cultural imaterial coloca sobretudo no centro a relação entre a paisagem urbana e o espaço cívico, pode ser uma resposta às urgentes transformações globais que vêem, em particular as novas gerações, serem transpostas para digital. dimensão e tecnologia – comentada Subsecretário Mazzi – Um compromisso para que as novas gerações, as crianças de hoje e de amanhã, um sorriso e um espaço de liberdade para se expressar e sentir-se alegremente parte da sua comunidade e da sociedade global”.

“A plena participação dos prefeitos e das comunidades de jogadores envolvidos no reconhecimento – continuou Mazzi – é uma prova de como o Tocatì representa um emblema da mensagem contemporânea da UNESCO com o qual se identifica o património cultural imaterial, ou seja, a salvaguarda das tradições, da identidade cultural e dos valores sociais, que se conseguem através da inclusão e da cooperação virtuosa entre as instituições e a sociedade civil”.

Até o prefeito de Verona, Damiano Tomasi, recordou o compromisso de vinte anos dos seus cidadãos na organização e acolhimento deste evento extraordinário

Tocatì faz parte da história de Verona mas com um objetivo adicional: superar a barreira intergeracional, num momento em que o diálogo e a escuta entre gerações são cada vez mais complicados.

Tocatì é a demonstração de quantas coisas belas surgem além das administrações e das cores políticas, porque se baseiam nas pessoas que vivem na cidade, nos nossos laços afetivos, nas nossas tradições e no que temos de mais precioso, que é sempre imaterial . . Hoje é realmente um dia especial para toda a cidade de Verona”.