Pílula anticoncepcional gratuita, o projeto de lei apresentado pela vereadora Selena Candia – Lavocedigenova.it

Fornecer pílulas anticoncepcionais gratuitas para todas as mulheres até 25 anos e apoiar pesquisas sobre o uso de contraceptivos hormonais masculinos. É o que prevê a agenda apresentada pela conselheira regional de Lista Sansa, Selena Candia.

“Na França, graças ao uso parcial gratuito da pílula, os abortos voluntários caíram de 9,5% para 6% em cinco anos – explica o conselheiro regional – Na minha opinião, este é um exemplo a seguir. Precisamos ir direto ao ponto do que os casais precisam. Não devemos esquecer que existem diferentes recursos econômicos: para uma jovem, por exemplo, gastar até 15 euros por mês em pílulas anticoncepcionais pode ser um problema”.

A agenda de Selena Candia é baseada em diversos estudos científicos que afirmam a importância de tornar os métodos contraceptivos gratuitos. Enquanto aguarda a decisão da AIFA sobre a possibilidade de liberar a pílula pelo menos para mulheres até 25 anos – atualmente em discussão – a Região já pode tomar uma medida nesse sentido, seguindo o exemplo da Toscana, a ‘Emilia- Romagna, Puglia e Lombardia. Ou veja no exterior as medidas tomadas pela França (onde desde 2012 a possibilidade de obter pílulas anticoncepcionais gratuitas para meninas de 15 a 18 anos), Eslovênia e Portugal.

“Achei importante incluir na agenda apresentada um pedido de compromisso de apoio à pesquisa sobre contraceptivos hormonais masculinos – observa Selena Candia -. Investimentos estão sendo feitos em outros países e há descobertas interessantes nesse sentido. As pílulas anticoncepcionais têm bulas muito longas e apresentam mil contraindicações e problemas, tendo em vista a igualdade entre homens e mulheres, devendo ser possível escolher qual dos dois toma o remédio, podendo também alternar”.

Você quer se manter informado sobre a política de Gênova e dar sua opinião?
Assine nosso serviço gratuito! Veja como:
– adicione o número 0039 à lista de contatos do whatsapp 348 0954317
– enviar mensagem com texto GÉNOVA
– a dupla verificação confirma a recepção do pedido.
As mensagens serão enviadas em modo broadcast, portanto nenhum assinante poderá ver os contatos de outras pessoas, seu anonimato é garantido de qualquer outra pessoa.
LaVocediGenova.it os usará apenas para os fins deste serviço e não os compartilhará com mais ninguém.
Para desativar o serviço, basta enviar uma mensagem de WhatsApp com o texto PARAR GENOVA a qualquer momento para 0039 348 0954317.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."