Portugal vence a Eslovénia nos penáltis: Ronaldo, das lágrimas à alegria. Super Costa defende três pênaltis

Frankfurt, 1º de julho de 2024 – Será Portugal lidar com França nas quartas de final do Euro 2024. Os portugueses venceram La por 3-0 Eslovênia após a disputa de pênaltis. Após 120 minutos o resultado não é desbloqueado, também porque Oblak na primeira prorrogação Oblak rejeita a sanção de Cristiano Ronaldo, que começou a chorar por causa desse erro. Mas desde então tem sido Diogo Costa aproveite: o goleiro de Martinez primeiro salva seu time do chute Sesko no final da partida, então neutraliza as conclusões na hora, Ilicic, Balkovec E Verbirc. CR7, por outro lado, não se engana e se redime, Bruno Fernardès E Bernardo Silva.

Escolhas dos treinadores

Portugal (4-3-3): Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Ruben Dias, Nuno Mendes; Vitinha, Palhinha, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Ronaldo, Léo. Todos. Martinez. Eslovênia (4-4-2): Oblak; Karnicnic, Drkušic, Bijol, Balkovec; Stojanovic, Cerin, Elsnik, Mlakar; Sporar, Sesko. Todos.

Mais Portugal do que Eslovénia no primeiro semestre

Portugal começou forte, constrangendo imediatamente o adversário. A partir dos 4 minutos, cruzamento de Bruno Fernandes não acerta Ronaldo, enquanto Leão é antecipado pela defesa. No escanteio seguinte, Ruben Dias erra o grande gol. Cada vez que avançam, os portugueses dão a sensação de poder fazer mal: aos 7 minutos, o remate central de Leão serve Ronaldo, que é travado pela defesa eslovena após uma defesa pouco irresistível. Passam seis minutos e neste caso é o cruzamento de Bernardo Silva – ao qual nem CR7 nem Bruno Fernandes alcançam – que cria mais do que uma dor de cabeça à seleção de Kek. Finalmente Sesko e seus companheiros começam a enfiar a cabeça para fora da areia, mas sem conseguir picar particularmente. A partir de agora o jogo está mais equilibrado e o domínio dos homens de Martinez já não existe. O duelo entre Ronaldo e Drkusic foi muito interessante, tendo este último conseguido conter fisicamente a pentacampeã Bola de Ouro em diversas ocasiões. O ex-jogador da Juventus errou por pouco o gol aos 34 minutos em cobrança de falta na entrada da área. A recuperação da Eslovénia aos 39 minutos foi muito traiçoeira: a intervenção de Nuno Mendes foi decisiva. Aos 43 minutos, Sesko tentou de fora com um remate forte mas central, Diogo Costa bloqueou. No final do primeiro tempo, uma grande ação pessoal de Leão lançou Palhinha, cujo chute de pé direito acertou a trave externa. No intervalo, o placar marcava 0 a 0.

Saber mais:

Romênia x Holanda: provável escalação, horário e onde assistir na TV

A partida não está desbloqueada

O show Cancelo está no palco no início das filmagens. O jogador de futebol nascido em 1994 é uma constante pedra no sapato da Eslovénia. Aos 54 minutos, mais uma cobrança de falta de Ronaldo sujou as luvas de Oblak, que não se surpreendeu. Aos 60 minutos, porém, Portugal arriscou muito no contra-ataque de Sesko, que queimou Pepe mas no momento decisivo abafou o remate, mandando a bola para o fundo das redes. Quanto mais os minutos passam, mais a energia cai de ambos os lados e ao mesmo tempo aumenta o medo de cometer um erro que pode ser fatal. Como resultado, a prorrogação quase parece um resultado inevitável. Grande oportunidade aos 89 minutos para Ronaldo que, alimentado por Diogo Jota, é avançado por Oblak, que bloqueia a bola no chão. Os Lusitanos tentam o cerco final, mas não adianta: segue-se uma extensão.

Ronaldo perde o pênalti. Sesko também cometeu um grande erro

A Eslovénia parece ter mais. E prova isso aos 95 minutos com Verbirc, que arranca a bola dos pés de Cancelo e conclui: um remate não muito longe após um desvio. Aos 103 minutos eis o episódio que pode mudar o rumo dos acontecimentos: Diogo Jota é derrubado por Drkusic na área eslovena. Orsato tem poucas dúvidas e aponta o local. Disco em que, claro, Ronaldo aparece. CR7 chuta para a esquerda de Oblak, que percebe e com uma super defesa diz “não” de forma incrível ao rival. Assim que a primeira prorrogação terminou, o jogador de 39 anos começou a chorar enquanto seus companheiros tentavam consolá-lo após o erro de 11 jardas. Começa a segunda prorrogação e é Palhinha quem desafia Oblak de cabeça. A intervenção de Diogo Costa do outro lado é simplesmente fenomenal: Pepe escorrega, Sesko pode então voar em direcção à baliza adversária, mas falha o que provavelmente teria sido o match point. A segunda prorrogação também ficou para a história e a partida será decidida nos pênaltis.

Saber mais:

Áustria-Türkiye Euro 2024: onde assistir na TV, prováveis ​​escalações e horário

Super Diogo Costa nos pênaltis

Diogo Costa começa por bloquear o remate de Ilicic. Foi então a vez de Ronaldo, que desta vez não deu hipóteses a Oblak. A Eslovénia perde mais uma grande penalidade com Balkovec e Bruno Fernandes pode, portanto, dar à sua equipa uma vantagem de 2-0. Diogo Costa aparece como outro, este no Verbirc, depois Bernardo Silva fecha o negócio.

Leia também: França-Bélgica 1-0: autogolo de Vertonghen a 5′ do final abre os quartos-de-final para os Blues