Preços agrícolas disparam na UE, mas não é (só) culpa da guerra na Ucrânia – Economia e política

Preços agrícolas voar em União Europeia: a guerra na ucrânia produz principalmente sementes, pesticidas e ração animal. Pesticidas registrados + 96,2%, óleos energéticos e de motor + 55,6% e oleaginosas + 51,7%. Lituânia, Romênia, Letônia e Eslováquia são os países com os preços mais altos, apenas a Croácia cai abaixo de zero no preço das saídas. Em Itália, preços abaixo da média europeia, tanto para estes produtos (+4%) como para a produção vegetal e animal.

Preços agrícolas aumentam em 2022

A agricultura europeia está mais uma vez envolvida na guerra na Ucrânia: de acordo com as últimas pesquisas conduzido por Eurostato Serviço de Estatística da União Europeia, durante os primeiros três meses de 2022 o preço dos bens e serviços agrícolas na UE aumentou 9,5%em relação ao mesmo período de 2021. Refere-se apenas aos preços de sementes, agrotóxicos e alimentos (insumos agrícolas) não vinculados a investimentos no setor.

O maior aumento foi registrado no custo de agro-farmacêuticos (+21,2%), seguido de energia e óleos de motor (+17,4%) e ração animal (+9,2%). Quanto aos preços das culturas e da produção animal (produção agrícola), os preços aumentaram 6%.

Primeiras subidas já em 2021

No entanto, se pensarmos que os preços agrícolas na União Europeia só aumentaram por causa da guerra na Ucrânia, estamos enganados: desde o primeiro trimestre de 2021 uma aumentartanto que, segundo dados do Eurostat, os preços agrícolas totais (insumos e produtos) aumentaram 47,3% entre os três primeiros meses de 2021 e os de 2022. Em particular, no mesmo período, os preços dos insumos aumentaram 27,4%, com um aumento exorbitante de 96,2% no preço dos agroquímicos e de 55,6% no de energia e motores óleos, enquanto os preços dos produtos agrícolas aumentaram 19,9%. O maior aumento diz respeito às oleaginosas (+ 51,7%), cereais (+ 41,5%), bovinos (+ 24,2%), aves (+ 22,2%) e leite (+ 21,0%).

Na Itália, preços abaixo da média europeia

Apesar dos aumentos de preços também em Itália, a península não está em mau estado como outros Estados-Membros. Os preços de Produção aumentaram “apenas” cerca de 4% entre o último trimestre de 2021 e os primeiros três meses de 2022, mantendo-se abaixo da média europeia (+5,5%). Além do aumento de preço ligado a para introduzirsubiu em altitude + 8,5% aproximadamente, mas também neste caso permanecem abaixo da média da UE (+9,5%).

Dados do Eurostat sobre os preços agrícolas

(Fonte da imagem: Eurostat)

(Clique na imagem para ampliar)

Na Lituânia, Letônia e Eslováquia, aumentos exorbitantes

Os preços de Produção culturas agrícolas na UE, entre o último trimestre de 2021 e os primeiros três meses de 2022, aumentaram principalmente em Lituânia (+18,1%), Romênia (+14,4%) e Holanda (+13,9%), enquanto caíram significativamente em Croácia (-5,8%), devido à forte queda no preço das plantas forrageiras. Outras quedas de preços muito mais moderadas ocorreram em Eslováquia (-0,8%) e em Grécia (-0,4%).

Lituânia, Letônia E Eslováquia estes são os três estados da UE que registaram os maiores aumentos de preços para para introduzir agrícola. Excluindo os custos relacionados com o investimento, os três países registaram aumentos respectivos de 24,5%, 18,9% e 14,6% no mesmo período.

Diferentemente dos preços dos produtos agrícolas, os dos insumos não ficaram abaixo de zero em nenhum país membro. Apenas alguns estados da UE como Malta, Eslovênia E Portugal eles registraram os menores aumentos, de +4,7% e +6,2%, respectivamente.