Que informações sobre as alterações climáticas? Relatório do Instituto Reuters

Reuters Institute pinta um quadro de notícias sobre mudanças climáticas globais, a partir do desinteresse generalizado em novos canais de comunicação

Como fazer Informações sobre das Alterações Climáticas nas sociedades polarizadas de hoje, onde a informação acelera e a atenção diminui? Essa é a pergunta que ele está tentando responder Instituto Reuters No dele Relatório digital 2022. Ele dedica tudo a você capítulo: “Como as pessoas acessam informações sobre o das Alterações Climáticas. A tradução do título dá a ideia do conteúdo. O instituto de pesquisa britânico queria explorar as atitudes e comportamentos do público em relação às informações sobre a crise climática. Os resultados são muito interessantes, e também falam um pouco sobre nós.

Quem recebe informações sobre as mudanças climáticas?

A análise de dados de 46 estados mostra que as atitudes das pessoas em relaçãoinformações sobre a crise climática depende de três fatores: política, idade e os impactos das mudanças climáticas ele mesmo no território. Pessoas na América Latina, sul da Europa e sudeste da Ásia dizem que estão mais interessadas nesta notícia. A remarcação Grécia e a Portugal (53% dos entrevistados), o Chile e a Filipinas (52%). Eu também’Itália não está mal posicionado (46%), especialmente se olharmos para a média europeia. Alguns números? Na França, apenas 36% dos entrevistados dizem prestar atenção às notícias sobre mudanças climáticas, na Holanda 37%. O prêmio pela falta de juros, no entanto, vai para os Estados Unidos, com míseros 30%.

Desinformação climática, boom de conteúdo negado no Facebook

Como explicar essa discrepância? Um primeiro fator é a polarização política. Em estados onde a esquerda e a direita estão claramente em desacordo, há, em média, menos interesse em das Alterações Climáticas. Ou melhor, o desinteresse da direita contrabalança a maior atenção da esquerda. “Vemos muita gente, principalmente à direita, fingindo que não presta atenção em nenhuma fonte de informação. informações sobre mudanças climáticasele observa Craig T. Robertsonautor do capítulo.

No entanto, há outro fator a considerar. Recentemente, muitos estados experimentaram em sua própria pele eventos extremos relativo a das Alterações Climáticas. o violento incêndios na Grécia e em Portugal, a seca no Chile e, agora, na Itália são apenas alguns exemplos. São as nações mais afetadas pela crise climática já em curso que estão prestando mais atenção às notícias relacionadas a ela. “Mas se apenas as manifestações visíveis das mudanças climáticas conseguirem atrair a atenção, isso é um problema”, lê o relatório. Informações precisas e confiáveis ​​são necessárias antes que os desastres aconteçam, não apenas manchetes de primeira página após o dano ter ocorrido.

Um exemplo clássico é a atenção dada pela mídia ao problema da Seca Norte da Itália. O desafio é abordar a questão focando não apenas no evento extremo em si, mas sobretudo nas causas e decisões que levaram a essa situação.

Como as informações mudam

Ao longo do capítulo, você encontrará outros fatos interessantes que ilustram a crise no setor de informação. Quanto às notícias do das Alterações Climáticas, aliás, os jornais não são a fonte de informação preferida dos entrevistados (33%). Para superá-los são os documentários (39%) que têm uma forte carga emocional do seu lado, mesmo que às vezes sejam acusados ​​de imprecisão.

Marca d’água – A água é o bem mais precioso, o documentário nos cinemas italianos a partir de 14 de outubro

Aqueles com menos de 35 anos também são mais propensos a obter informações por i Perfis Sociais de ativistas e celebridades, o chamado “influenciador verde“. Os editores podem aprender lições importantes com esses dados. Precisamos melhorá-los. narrativa da crise climática, uma questão que para a maioria pode parecer abstrata, complexa e remota. O público hoje está mais envolvido com um documentário ou rolo do Instagram do que com uma reportagem de TV.

O mundo da informação deve tomar partido?

A última questão que se coloca é grau de neutralidade informação deve ter sobre as mudanças climáticas. Os entrevistados da América Latina, Sul da Europa e Sudeste Asiático gostariam que os jornais levassem um posição mais clara para a ação contra as mudanças climáticas. Em suma, uma informação um tanto militante, na esteira da Guardião que foi o primeiro a adotar diretrizes para falar sobre a “crise climática”. Em outros estados (especialmente Alemanha, Noruega, EUA) eles são preferidos notícias imparciais. É também uma questão de idade: a neutralidade da informação é favorecida pelos maiores de 55 anos.

Então, o que os jornalistas devem fazer? Adotar uma posição clara pode aumentar a atenção das Alterações Climáticas, mas ao mesmo tempo alienando ainda mais audiências mais suspeitas e criando novas divisões. Mas talvez a verdadeira questão seja se podemos permanecer imparciais diante de um problema dessa magnitude.

Que informações sobre as alterações climáticas? O relatório do Instituto Reutersúltima edição: 2022-07-05T06:55:24+02:00 do Fabiana Re