“Queríamos dar a volta ao Mediterrâneo de autocaravana, mas em Milão roubaram-nos tudo. Era o sonho de uma vida”. A raiva da família Turker

Eles estavam sonhando com isso há meses. Em vez disso, o projeto falhou em Milão. A autocaravana foi roubada. Eles partiram menos de cinco horas e ele desapareceu no ar

Imaginaram-se assim: a bordo da sua autocaravana pelas estradas de toda a Europa viradas para o Mediterrâneo. Eles estavam sonhando com isso há meses. Em vez disso, o projeto falhou em Milão. A autocaravana foi roubada. Eles partiram em cinco horas e ele desapareceu no ar. Mas não é só o roubo que incomoda Kenan Turker, um turista turco viajando com sua esposa e filho de 7 anos. “Aqui encontramos apenas indiferença. Nós nunca vamos voltar“, disse ele a R.publicar.

A conta dele é confiável. Porque se sobrepõe ao que acontece, muitas vezes, a quem se encontra numa situação semelhante. O veículo, seja carro, moto, caravana, é furtado e de imediato está prevista uma mobilização da polícia para a sua procura. Espera-se que alguém intervenha rapidamente, até porque a tecnologia hoje oferece possibilidades de pesquisa. Em vez disso, nada. Há apenas a fria burocracia da denúncia e talvez esperar horas na sala de espera de uma delegacia para poder apresentá-la.

Foi exatamente assim que aconteceu. E agora Turker comenta amargamente: “Ficamos surpresos e tristes com a insensibilidade vista na Itália. Milão é linda, mas não esperávamos tanta indiferença”. Amplificado pelas dificuldades de comunicação. Porque o turista sabe inglês, e como: “Mas nenhum dos nossos interlocutores o falava”. E assim Turker recomeça “A ideia. ele diz agora – deveria cruzar as costas da Itália, França, Espanha, Portugal e Grécia e depois retornar à Turquia em cerca de dois meses e meio: estávamos planejando isso há anos. Então, em Milão, eles roubaram nosso motorhome“.

Em Milão no corso XXII Marzo a má surpresa. “Na noite de 24 de junho – continua a história – chegámos à cidade e com uma app identificamos um ponto para estacionar perto do parque de Formentano, na zona do Corso XXII Marzo. Passamos a noite láNa manhã seguinte saímos por volta das 10h para dar um passeio”. No entanto, os invasores de VR obviamente estão cientes dessas indicações. É fácil imaginar que para eles as chaves e os alarmes contra roubo não são obstáculos intransponíveis. É assim que eles entram em ação: “Quando voltamos ao estacionamento – prossegue Turker – por volta das 15h, porém, o motorhome havia sumido. Não podíamos acreditar em nossos olhos, ficamos chocados e perplexos. Eu soube imediatamente que tinha sido roubado.” A primeira reação é de choque: “Com esta autocaravana, roubaram-nos as nossas poupanças, os nossos esforços e os nossos sonhos. Mas eu e minha esposa também ficamos surpresos e tristes com a indiferença e a insensibilidade encontradas na Itália”, conta o turista a R.publicar.

Alguns sugerem ligar imediatamente para o número de emergência. Não é fácil, principalmente para quem é estrangeiro e não o conhece. As ligações passam de uma operadora para outra, a linha cai, tem que recomeçar a cada vez. Quando você não sabe se comunicar em italiano, as dificuldades parecem intransponíveis: “Talvez tenham desligado na minha cara, não entendi. De qualquer forma, pensei que alguém iria aparecer no local, mas infelizmente ninguém foi visto.” Uma vez que a crença de que alguém iria intervir rapidamente desapareceu, Turker e seus homens se dirigiram para uma delegacia de polícia Mais uma vez, a cena é aquela que aguarda muitas pessoas esperando para registrar uma reclamação: “Eles nos disseram que não era possível nos deixar entrar imediatamente porque estavam ocupados e já havia muitas pessoas lá dentro. Nos pediram para esperar cerca de três horas na calçada em um dia muito quente“.

Neste momento, os turcos decidem dormir no hotel. Eles também têm uma menininha com eles, não podem sujeitá-la a tanta expectativa. No dia seguinte, porém, nada está acertado: “Não tinha ninguém que falasse inglês, usamos o Google Tradutor para nos comunicar. Depois de esperar 45 minutos, eles confirmaram mais uma vez que o motorhome não havia sido removido e disseram que não estavam nem perto de encontrá-lo.Parecia não haver esperança de encontrar o motorhome, ninguém tentou nos tranquilizar”Infelizmente, tais acontecimentos também acabam por minar a ideia que um visitante tem do país anfitrião: “Somos apaixonados pela história da Roma antiga – conclui Turker – já lemos livros e vimos documentários sobre o tema, mas agora nossa opinião sobre sua civilização infelizmente mudou. Sentimos tristeza e raiva.”

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."