Rastreio do cancro da mama, um projeto europeu inovador com tecnologia de micro-ondas está em curso

Um projeto europeu inovador de rastreamento do câncer de mama usando tecnologia de micro-ondas. Inicialmente MammoScreen, por um período de quatro anos e com um financiamento de sete milhões de euros, dos quais seis milhões da União Europeia. O projeto é coordenado pela Toscana Life Sciences Foundation com sede em Siena e realizado por um consórcio internacional de sete parceiros: Umbria bioengineering technologies, Servicio de salud de Castilla La Mancha, Scuola Imt Alti studi di Lucca, Evita, Elaros 24/7 Limited e Universidade South Bank de Londres.

Objetivos do projeto

O projeto foi aprovado pela UE em agosto, no âmbito do programa de trabalho europeu “Missão Cancro” que se centra no desenvolvimento de novos métodos e tecnologias no rastreio e diagnóstico precoce do cancro. O MammoScreen foi criado com o objetivo de gerar evidências clínicas sobre o uso de um sistema de mamografia baseado em frequências de micro-ondas, em vez de radiação ionizante de raios-X, para o rastreamento do câncer de mama, potencialmente dando a 98 milhões de mulheres na Europa a possibilidade de acessar programas de prevenção ( faixa etária de 20 a 49 anos). O MammoScreen é baseado na tecnologia MammoWave desenvolvida pela Umbria Bioengineering Technologies (UBT), uma empresa afiliada da Toscana Life Sciences que desenvolve dispositivos de imagens médicas com base em tecnologia patenteada que usa micro-ondas em vez de radiação ionizante.

“Com o MammoScreen, o compromisso da Toscana Life Sciences Foundation continua como coordenadora de projetos europeus que visam construir planos de ação integrados em importantes desafios de saúde” comenta o presidente da Tls, Fabrizio Landi. “Até agora, a tecnologia foi validada em 500 pacientes com resultados muito bons em termos de precisão”, diz Gianluigi Tiberi, cocriador e cofundador do projeto e chefe de pesquisa e desenvolvimento da Umbria Bioengineering technology.

O curso do estudo clínico

O estudo clínico começou no hospital Perugia em uma amostra de 150 pacientes. Nos próximos meses, serão envolvidas voluntariamente dez mil mulheres que já foram incluídas em programas de prevenção do cancro da mama a nível europeu. Os países onde estão localizados os centros de recrutamento são Itália, Espanha, Alemanha, Portugal e Ucrânia.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."