Resíduos na central de valorização energética? Sim, se for o dos Açores

Roma-Terceira: passagem só de ida para as “latas de lixo” da capital. Na época da velha junta Grillina liderada por Virginia Raggi, o município de Roma teria enviado os resíduos, produzidos pelos 2 milhões e 800 mil romanos, para queimar no Oceano Atlântico. Precisamente na central de transformação de resíduos em energia da Terceira, uma ilha do arquipélago dos Açores, em Portugal. Os resíduos romanos, após uma interminável digressão e negociações entre corretores e empresas de eliminação, teriam ido parar mesmo na fábrica (central de valorização energética de resíduos) tão contestada e criticada pelos M5s. E principalmente por uma decisão política, mesmo que indireta, tomada por um prefeito grelina. Obviamente, com custos triplicados em comparação com a hipótese em que a usina de desperdício de energia teria sido construída em Roma. Uma obra-prima de demagogia e desperdício. Um paradoxo. Se pensarmos na batalha travada nestas horas pelos M5s com Raggi na liderança contra o plano de resíduos elaborado pelo prefeito de Roma Roberto Gualtieri que prevê a construção de uma usina de transformação de resíduos em energia na cidade de 600 mil toneladas um ano. Uma decisão (a de Gualtieri) que também abriu uma profunda ruptura na aliança entre o Partido Democrata e o Cinco Estrelas. Há três dias, o ex-prefeito Raggi saiu às ruas ao lado de Legambiente contra as usinas de transformação de resíduos em energia, dizendo palavras duras: “Sou absolutamente contra o incinerador. É uma tecnologia velha e obsoleta. Quando eu era prefeito, tínhamos um plano de resíduos sem incineradores prontos”. Como culpá-la. Não havia necessidade de uma central de transformação de resíduos em energia para a cidade de Roma: bastava a central dos Açores “utilizada” por Raggi para queimar os “seus” resíduos. Quando os Cinco Estrelas estavam no comando da cidade, não hesitaram em enviar os resíduos para o incinerador construído em uma ilha no Oceano Atlântico. Resumindo: “Vamos também queimar o lixo. Mas não no nosso jardim”, tal parece ser o slogan. Mais cinicamente: se a central de produção de energia a partir de resíduos estiver localizada nos Açores, não polui. Uma fonte interna do Campidoglio revela ao Journal as rondas que os romanos desperdiçaram durante a era Raggi. “A administração de Grillina se opôs imediatamente à solução de uma usina de transformação de resíduos em energia. Roma estava em uma situação de emergência perpétua desde 2013, ano do incêndio no aterro sanitário de Malagrotta. A capital produz 3.000 toneladas por dia de resíduos indiferenciados e sem tratamento que são transportados para fora da região ou para países estrangeiros como Holanda, Alemanha e Portugal. Eles operam corretores de lixo reais que oferecem descarte de lixo. Em muitos casos, a administração não sabe o destino final dos resíduos. Durante a era Raggi, parte dos resíduos intratáveis ​​acabava no incinerador Terceria, uma usina construída pela empresa italiana Termomeccanica Ecologia de La Spezia, capaz de queimar 40.000 toneladas de resíduos por ano. Incluindo os que chegam de Roma”. Este ainda é o caso hoje? “Não, com a chegada de Gualtieri em 2021, os resíduos de Roma já não vão parar à central energética do arquipélago dos Açores. Gualtieri reverteu a decisão de Raggi”, garante a fonte dentro do Capitol. La Capitale produz 1.700.000 toneladas de resíduos por ano: 3.000 toneladas por dia são resíduos indiferenciados e intratáveis. O município de Roma gasta 200 milhões de euros por ano para enviar o lixo para fora da cidade. Os 200 milhões incluíam também o custo da incineração do lixo na fábrica dos Açores. Com a benção das Cinco Estrelas.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."