Restrições às luzes de Natal em Portugal

A crise energética está a levar os municípios de todo o país a considerarem acender as luzes de Natal durante períodos de Natal mais curtos do que em outros anos e a confiarem em tecnologias energeticamente eficientes.

As luzes de Lisboa

Na cidade de Lisboa, onde Comum volta a investir 750 mil euros na decoração, as luzes de Natal estarão acesas entre 6 de dezembro e 6 de janeiro. entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, com redução do horário diário, sendo o mais longo das 18h00 à 1h00 no Natal e Ano Novo.

Outra medida adotada pela capital para reduzir o consumo é a utilização de lâmpadas com tecnologia LED, para garantir “uma poupança de 50%” face a 2021.

Câmara Oeiras, no bairro de Lisboa, decidiu este ano acender as luzes de Natal apenas no dia 6 de dezembro, e até 6 de janeiro, entre as 18h00 e as 24h00. Nos anos anteriores, as luzes de Natal eram acesas a partir de 11 de novembro e permaneciam acesas até 1h todos os dias. 1 hora.

Decorações no Porto

TEM Porta, as luzes de Natal serão acesas desde o último dia de novembro até o dia seguinte ao Décimo Segundo Dia, comemorado em 6 de janeiro. Novembro até o dia seguinte ao Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

Durante o período de Natal, a iluminação, com tecnologia LED de baixo consumo, funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 18h00 e as 23h00. Às sextas, sábados e vésperas de feriados, o horário de funcionamento será até meia-noite. até a meia noite.

Ainda no distrito do Porto, o Concelho de Viana do Castelo tomou medidas para reduzir o consumo de energia, utilizando lâmpadas LED e limitando os horários de acendimento das luzes de Natal.

Central

Na capital do distrito de ViseuIluminação de Natal nas mesmas ruas dos anos anteriores, embora se preveja uma gestão mais limitada, com menos horas e menos dias.

Mais ao sul, um Caldas da Rainhano distrito de Leiria, a iluminação permanecerá acesa durante sete dias e o número de lâmpadas será reduzido de quatro milhões utilizadas em 2021. de lâmpadas utilizadas de quatro milhões em 2021 para apenas 2,8 milhões este ano, segundo a associação comercial.

As habituais 385 horas de iluminação aumentam este ano para 290 horas com as luzes acesas. com as luzes acesas, o que resultará na redução do consumo de energia de 18 para 13 megawatts.

TEM Porto de Mós, também no distrito de Leiria, o município decidiu não instalar as tradicionais luzes de Natal. de Porto de Mós, também no concelho de Leiria, a autarquia decidiu não instalar a iluminação tradicional de Natal, optando por colocar apenas um pequeno bilhete no castelo por ocasião do Natal.

Alentejo

O município de Vendas Novasno distrito de Évora, decidiu desligar as luzes exteriores dos edifícios municipais para poupar energia e optou por colocar as luzes festivas em menos locais.

No mesmo distrito, o município do AlentejoMontemor-o-Novo anunciou que iria reduzir o tempo de funcionamento diário da iluminação de Natal. Natal, com luzes acesas entre 1º de dezembro e 6 de janeiro de 2023.

Algarve

TEM Farol, no Algarve, as luzes de Natal estarão acesas durante um período significativamente mais curto do que nos anos anteriores, começando ao anoitecer e apagando-se à meia-noite. 00h00, enquanto em 2021 funcionaram todos os dias das 17h00 às 02h00.

Também no distrito de Faro, o concelho de PortimãoEste ano, o período de iluminação de Natal será reduzido em 10 dias em relação aos anos anteriores. nos anos anteriores – luzes acesas entre 6 de dezembro e 6 de janeiro – e duas horas por dia. e duas horas por dia.

Açores

O município de Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai manter a iluminação de Natal no centro da vila e no presépio das Caldeiras das Furnas, mas com algumas limitações, como a redução das luzes. restrições, ou seja, a redução do horário de acendimento das luzes, que devem ser apagadas à meia-noite ou à 01h00, em vez de permanecerem até às 02h00.

Ainda no arquipélago dos Açores, o Câmara de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, também vai reduzir o horário de iluminação de Natal, mas o horário exato em que as luzes serão apagadas será na noite de Natal. Natal, mas o horário exato em que as luzes serão apagadas ainda não foi determinado, embora esteja previsto que seja às 11h. ainda não está finalizado, embora deva ser por volta das 23h ou meia-noite.

Madeira

TEM Funchal, a maior parte das iluminações de Natal e Ano Novo são da responsabilidade do governo regional da Madeira. O Natal e o Ano Novo são da responsabilidade do governo regional da Madeira, que já anunciou algumas restrições, devido à crise energética.

Entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, a iluminação pública decorativa no Funchal funcionará das 18h00 às 24h00, exceto durante seis dias – 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro – onde permanecerá acesa até às 01h00: 00. eles ficarão ligados até 1h.

As poucas luzes da capital madeirense, que são da responsabilidade direta do município, seguem a responsabilidade direta do município e seguem as recomendações do governo regional. Governo Regional.

No município de Sala dos Lobosna parte oeste da ilha, os horários de acendimento das luzes já estão na ilha, os horários de acendimento também serão reduzidos, embora os horários exatos ainda não tenham sido definidos.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."