Roma, o Olímpico já não é um forte: apenas três vitórias

ROMA- José Mourinho tem mais de uma vez pediu ajuda aos fãsenchendo o Olímpico e apoiando a equipe. “Eles têm que jogar conosco”, disse ele antes do jogo da Liga Europa contra o Betis Sevilla. E toda vez que o especial chamava, os romanistas sempre responderam. Não os jogadores em campo. O número da Roma está começando a ser desanimador e desconcertante, já que eles são uma das poucas equipes nas principais ligas da Europa que não fizeram sua casa forte. De fato, Roma é o grande europeu a ter somado o menor número de pontos no campeonato entre paredes amigáveis: 10 pontos em sete corridas. Apenas o Atlético de Madrid foi menos bem com oito pontos, mas com um jogo a menos (6). Fato que não agrada aos jogadores, nem Mourinho nem Friedkins, que apostaram em custos acessíveis e inúmeras vantagens para os torcedores atrair investidores, mas também ganhar o maior número possível de jogos no Olímpico. Os sucessos da Série A são apenas três contra Cremonese, Monza e Lecce (o recém-promovido da Série B), depois um empate (domingo contra Turim) e três derrotas contra Atalanta, Nápoles e Lazio. Os três grandes jogos.

melhor longe

Resumindo, a torcida olímpica sempre esteve lá, não o time que trouxe para casa poucos pontos e um desempenho não muito empolgante. Sete jogos do campeonato disputados em casa, sete esgotados. Nunca houve um jogo sem casa cheia e um total de 432.769 torcedores que passaram pelas catracas do estádio em apoio à Roma. Números impressionantes, não resultados da equipe. Roma não tem fortealiás, nesta primeira parte da temporada, ela se viu melhor por fora, marcando 17 pontos em oito jogos disputados. E no ranking especial do desempenho fora de casa ele seria até o segundo, dois pontos atrás de Nápoles. Considerando que, em vez disso, com a classificação “casa”, ele seria o décimo quinto.

Assista a galeria

O ranking: recorde de arrependimentos para a Roma, mas a Lazio também não sorri

Blockhouse alvo

Na Europa, a situação não melhorou. Porque é verdade que ele ganhou dois jogos, contra Helsinki e Ludogorets, mas perdeu o confronto contra o Betis Sevilla, não indo direto para a segunda rodada, mas tendo que jogar os playoffs contra o Salzburg. Somando os três jogos europeus, foram ainda 616.693 torcedores que torceram nas arquibancadas do Olímpico. Mais de meio milhão de romanistas ele apoiou a equipe, por um amor que vai além do resultado. Mas mesmo ganhar mais algumas partidas também não faria mal.

Comparação

Os ventiladores não são afetados pelo resultados mistos e também contra o Torino encheram o estádio, e também o farão nas próximas partidas de 2023: contra o Bolonha, depois na Copa da Itália contra o Gênova e contra a Fiorentina. Com o retorno de Pellegrini, Dybala, Spinazzola e – aos poucos – Wijnaldum, Mourinho espera finalmente poder levar a equipe no caminho certo, para tentar fazer o Olimpico o forte que também foi na temporada passada: após a décima quinta jornada do campeonato passado, a Roma havia disputado as mesmas partidas, vencendo 5, empatando e perdendo outra (com duas grandes partidas, um empate contra o Nápoles e uma derrota contra o Inter). No final da temporada, a equipe de Mou havia vencido dez jogos, empatado seis e perdido apenas três. O mesmo número que ele já perdeu agora. Um novo campeonato terá que começar a partir de janeiro Em casa, a Roma terá que se fortalecer graças à contribuição dos torcedores que continuarão lotando o Olímpico até o final da temporada.

Roma-Turim, a chegada do ônibus Giallorossi: aplausos e gritos dos torcedores

Veja o vídeo