Ronda principal, coração da Azzurra não chega: Portugal vence em Fafe e chega à Final Four

Espanha, Ucrânia, Hungria e Portugal vão para a Final Four da terceira edição do Campeonato da Europa Feminino: a Azzurra, no último jogo do grupo lusitano, não consegue vencer as anfitriãs apesar de um jogo disputado absolutamente empatado frente às vice-campeãs europeias- acima.

O jogo. Num Pavilhão Multiusos lotado e com 1.600 espectadores, a abordagem da Azzurra foi convincente, embora as duas primeiras intervenções importantes tenham vindo de Sestari entre os postes da Itália. A resposta vem com a pata de Dal’Maz que obriga Ana Catarina a fazer um desvio felino para um canto. Na fase central do primeiro tempo, Portugal aumentou o ritmo e aumentou as rotações do motor: Sestari foi fantástico no sétimo, neutralizando o pé direito de Janice Silva. A intensidade da partida foi muito alta, tanto que a Itália cometeu uma sequência de faltas, marcando 5 em apenas 10 minutos. A partida é desbloqueada aos quinze minutos com um remate de longa distância de Fifò que surpreende Sestari pelo 1-0. A Itália respondeu com Boutimah, mas o cruzamento de direita aos 18 minutos foi bloqueado por Ana Catarina. Os donos da casa tiveram uma grande chance de dobrar momentos depois, mas Pisko acertou a trave de Boutimah na cobrança de falta sobre Ana Azevedo. Assim, a primeira parte termina com vantagem portuguesa. No segundo tempo a emoção foi imediata, com uma bola perdida pela Azzurra na ponta e o travessão acertado por Azevedo. A resposta italiana imediata vem dos pés de Adamatti que, criando a superioridade numérica, precipita-se num canto de Boutimah, cujo passe decisivo é captado por Grieco: o remate de primeira, aos 7, é fechado por Ana Catarina. Foi um choque: os Azzurre começaram a arriscar seguidos, tanto que ao sétimo jogo um desvio de Dal’Maz num cabeceamento de Sestari valeu o merecido 1-1. A reação dos donos da casa foi veemente e só uma superintervenção de Sestari privou Pisko do golo de 2-1: de canto, porém, um esquivo remate de pé direito de Ana Azevedo escapou aos “sete” para a nova vantagem lusitana. A Itália tentou fazer o máximo, aumentou a pressão, mas no reinício Portugal puniu a 4’30” do final com Pisko, que foi bom a chutar bola solta. Salvatore é obrigado a inserir o guarda-redes, com o movimento 5vs4 Catia Morgado fecha o encontro com um duplo aos 30” que dá o 5-1 final a Portugal. Os Azzurre encontram-se com o pesar de um jogo disputado em igualdade de condições e baseado em episódios.

Salvador. No final do jogo, a treinadora Francesca Salvatore comentou: “Estivemos em campo o jogo inteiro jogando futsal com muita personalidade. Faltou-nos aquela pitada de astúcia e experiência necessária nestas corridas: para as encontrar, temos de continuar a jogar desafios de nível internacional, para nos tornarmos ainda mais competitivos e atentos aos detalhes. À luz dos resultados desta rodada principal, estou cada vez mais convencido de que a Itália merece a Final Four. Não é um pensamento reconfortante agora, mas continuará a ser o objetivo pelo qual lutar. Fizemos tudo o que precisávamos: a consistência do jogo produzido, para quem viu o jogo e não está olhando o resultado, é nítida. Estamos muito mais perto do que poderíamos pensar: aquela lacuna que muitos pensaram ter fechado depois do ano passado contra a Espanha não foi alcançada hoje, mas certamente foi reduzida ao mínimo. Esta equipe deve ser agradecida e apoiada. Estivemos a um passo do possível e apesar da tristeza deste momento, não tenho dúvidas que a seleção sairá mais forte e mais consciente dos seus meios: a única receita? o trabalho”.

PORTUGAL-ITÁLIA 5-1 (pt 1-0)
PORTUGAL:
Ana Catarina, Carla Vanessa, Morgado, Azevedo, Pisko, Rocha, Maria, Inês Fernandes, Fifo, Janice, Jenny, Carol, Pedreira, Nunes. TC. Conceição
ITÁLIA:
Sestari, Coppari, Borges, Belli, Adamatti, Dibiase, Pomposelli, Boutimah, Grieco, Mansueto, Vanelli, Bovo, Dal’Maz, Ferrara. TC.
MARCADORES:
14’45” pt Fifò (P), 6’31” st Dal’Maz (I), 6’58” Ana Azevedo (P), 15’30” Pisko (P), 17’31” e 18’03” Morgado (P)
AMONITE: Boutimah (I), Pisko (P), Vanelli (P)
OBSERVAÇÃO:
17’47” tl falso Pisko (P)
ÁRBITROS: Soykan (TUR), Schaerli (SUI), Yiangou (CYP), CRONO: Santos (POR)

CLASSIFICAÇÃO
Portugal 9 (+30)
Itália 6 (+10)
Bielorrússia 1 (-20)
Eslovênia 1 (-20)

UEFA Women’s Futsal EURO 2023
torre principal
quinta-feira, 20 de outubro

Itália x Eslovênia 8 a 0
Bielorrússia-Portugal 0-14

sexta-feira, 21 de outubro
Bielorrússia-Itália 0-6
Portugal-Eslovénia 12-0

domingo 23 de outubro
Eslovênia-Bielorrússia 3-3
Portugal-Itália 5-1

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."