Roteiro desportivo em Portugal. Atletas com mais de 60 anos competindo por saúde e amizade

Da Itália com paixão. Além de James Bond, o aguerrido grupo de 26 atletas com mais de 60 anos de Cesena, que chegou domingo a Portugal para participar na sétima edição do “Olimpics4All” e que regressa hoje à Romagna, passou dias como protagonistas em nome do desporto e promoção da saúde. estilos de vida. Como aqueles que caracterizaram um percurso agregativo de três anos, que se concretizou em constantes encontros nos parques e espaços verdes da cidade onde, na companhia de instrutores qualificados, melhorámos na prática da actividade física e ganhámos muito. na qualidade de vida. Em Portugal, em Viana do Castelo, com o oceano como pano de fundo, a delegação de Cesena protagonizou nomeadamente nas modalidades de corrida (400 e 800 metros), voleibol e basquetebol. Todas as modalidades desportivas foram adaptadas de acordo com a idade dos participantes que começaram o dia com o inevitável aquecimento aliado ao canto do hino Mameli, depois entraram em campo com a óbvia intenção de vencer, unidos pelo espírito de equipa construído nos últimos anos . Os resultados recompensaram o empenho e a dedicação: a classificação final foi oficializada ontem à noite, no final do jantar de gala que contou com a presença dos 379 atletas que competiram num total de 22 modalidades, incluindo aquelas mais estritamente relacionadas com a tradição portuguesa e, portanto, só durante estas horas será possível fazer uma avaliação definitiva dos objetivos alcançados. O que, em todo o caso, representa a parte menos importante da experiência apoiada pela União Europeia para promover estilos de vida correctos entre a população com pelo menos sessenta anos.

O município de Cesena foi o único em Itália a participar plenamente no projecto e, portanto, a trazer a bandeira tricolor para Portugal, mas a grande celebração final portuguesa não deve ser enganosa: foi apenas a ponta do iceberg de uma viagem que gerou melhorias reais na abordagem da vida quotidiana de muitas pessoas que, agora, dados os benefícios, pretendem plenamente continuar neste caminho. Com ou sem medalha no pescoço. Os instrutores Martina Casadei, Niccolò Baldoni e Giulia Puntiroli sempre estiveram ao seu lado, enquanto antes do início das corridas a delegação de Cesena foi contactada por uma mensagem de vídeo de saudações de Margherita Magnani, heptacampeã absoluta italiana de meia distância. e atleta olímpico no Rio 2016 nos 1.500 metros. Acompanharam o grupo também os vereadores Francesca Lucchi e Christian Castorri (já regressados ​​a Itália), que se reuniram com a administração municipal de Viana do Castelo, discutindo questões relacionadas com a promoção da atividade física calibrada de acordo com os diferentes grupos de idade. população, começando pelos jovens e pelos “avós”. É com isto em mente que o projeto “Cesena Sport City” também foi apresentado em Portugal e foram lançadas as bases para possíveis colaborações futuras.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."