Rovanperä (Toyota) vence o Rally da Acrópole, é o terceiro sucesso da temporada. Também no pódio estavam o companheiro de equipe Evans e Sordo (Hyundai)

LAMIA – O Acorpolis Rally 2023 é o terceiro sucesso sazonal de Kalle Rovanperä no Campeonato Mundial de Especialidades, o décimo primeiro na classificação geral…

MELHOR OFERTA

ANUAL

79,99€

Por 1 ano

POR MÊS

6,99€

1 € POR MÊS
Por 6 meses

POR MÊS

6,99€

1 € POR MÊS
Por 6 meses

– Ou –

Assine a assinatura pagando com o Google

OFERTA ESPECIAL

Leia o artigo e todo o site ilmessaggero.it

1 ano por 9,99€ 89,99€

Ou
1€ por mês durante 6 meses

Renovação automática. Desative quando quiser.

• Acesso ilimitado a artigos do site e aplicativo
  • Boletim informativo de bom dia das 7h30
  • O boletim informativo Ore18 para as atualizações de hoje
  • Nossos podcasts exclusivos
  • Informações e atualizações ao vivo

LAMIA – O Rally de Acorpolis 2023 é o terceiro sucesso sazonal de Kalle Rovanperä no campeonato mundial de especialidades, o décimo primeiro da geral para o jovem finlandês, ainda na Toyota. Ao volante do seu Gr Yaris, o piloto de quase 23 anos conquistou o título mundial, que seria o seu segundo consecutivo. Faltando três corridas para o final do campeonato e depois de desistir na corrida em casa, Rovanperä recuperou terreno sobre o seu rival mais próximo, que ainda é o companheiro de equipa Elfyn Evans.

O britânico fica em segundo lugar 1’31”7 atrás do vencedor, mas o finlandês também dominou a Power Stage (suspensa após acidente) como nos dois sucessos sazonais anteriores em Portugal e na Estónia, conquistando a totalidade da aposta, 25 + 5 pontos. Evans deve diminuir a diferença de 33 pontos entre Portugal, Alemanha e Japão (167 contra 200 de Rovanperä) e ao mesmo tempo conseguir a mesma vantagem sobre Thierry Neuville (Hyundai i20 N), excluído pela segunda vez este ano dos pontos. zona (134), apenas 20º depois dos problemas com o carro sofridos no sábado enquanto ele liderava.

Dani Sordo (Hyundai i20 N) termina 4,2” atrás do segundo lugar ao conquistar o terceiro pódio da temporada, o segundo consecutivo, mantendo o fabricante coreano no palco de honra. Depois Ott Tänak (Ford Puma), que após uma penalidade de 3’40 caiu para a 32ª posição: apesar de quase 4 minutos e meio do topo, o estoniano conquistou 18 pontos de Neuville, com quem disputa a Coupe du mundo. pódio (119), a apenas 15 distâncias. Esapekka Lappi (Hyundai i20 N) terminou em quinto e Takamoto Katusta (Toyota Gr Yaris) em sexto. Sétimo Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia), primeiro em Wrc2, 9’41 atrás do vencedor: o norueguês está cada vez mais sozinho na liderança da competição reservada à sua categoria.

Sébastien Ogier (Toyota Gr Yaris) termina no Top 10, mas apenas décimo: graças ao ponto grego, ele também salva temporariamente o quinto lugar na classificação geral, já que Lappi o segue por um único ponto (98 contra 99). No campeonato de fabricantes, a Toyota alcançou 430 pontos, 91 pontos à frente da Hyundai e 210 pontos à frente da M-Sport Ford. Entre 28 de setembro e 1º de outubro acontecerá a décima primeira etapa do WRC, no Chile, onde o atual campeão já poderá repetir aritmeticamente o título.

Leia o artigo inteiro
no Il Messaggero