Satélites da ESA captam a extensão dos incêndios na Europa

Incêndios devastadores varreram a Grécia, Itália, Espanha e Portugal nas últimas semanas, ceifando várias vidas, desalojando milhares e causando danos generalizados à infraestrutura.

Mais de 260.000 hectares de terra já queimaram na UE desde janeiro, uma área do tamanho de Luxemburgo. Numerosos incêndios ainda estão ocorrendo em grandes áreas do sul da Europa e além.

Em resposta à crescente ameaça de incêndio, a Agência Espacial Européia lançou uma versão atualizada de seu Global Fire Atlas, que coleta dados de satélite para rastrear incêndios.

Usando o painel, os usuários podem comparar a frequência de incêndios entre países e analisar a evolução dos incêndios ao longo do tempo. O atlas foi lançado inicialmente em 2019, com o apoio de agências europeias de proteção civil e bombeiros.

O instrumento usa dados noturnos do radiômetro de temperatura da superfície terrestre e marítima a bordo do Copernicus Sentinel-3A, o primeiro satélite europeu de observação da Terra.

Atuando como um termômetro no céu, o sensor mede a radiação térmica infravermelha para detectar a temperatura das superfícies terrestres, que é usada para detectar incêndios.

Nos últimos sete anos, os dados do World Fire Atlas mostram um número significativo de incêndios detetados em Portugal, Itália, Grécia, França e Espanha. O maior número de incêndios registados neste período foi registado em Portugal em agosto de 2016 e outubro de 2017.

Embora os incêndios florestais sejam uma parte natural de muitos ecossistemas, os cientistas alertaram que estão se tornando mais frequentes e generalizados à medida que a mudança climática traz condições mais quentes e secas para muitas partes da Europa.

Em julho, cerca de 50.000 hectares queimaram em Rodes em apenas uma semana, forçando cerca de 20.000 pessoas a fugir da ilha grega. O serviço de mapeamento rápido Copernicus, que fornece informações geoespaciais às autoridades em caso de emergência, foi ativado para este evento e ajudou os bombeiros a combater o incêndio.

Ao usar dados de satélite, a ESA acredita que autoridades, pesquisadores e organizações podem desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção e gerenciamento de incêndios.

“O compromisso contínuo da ESA, do Copernicus e da UE em fornecer continuamente este recurso valioso reforça a importância de aproveitar a tecnologia espacial para enfrentar os desafios ambientais críticos”, disse Olivier Arino, chefe da seção de projetos de observação da ESA.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."