Saúde mental, distúrbios em ascensão e governo corta financiamento: “Direitos negados, deveres desrespeitados”

Hoje, 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano comemora 75 anos. “A saúde mental é um direito humano universal”, este é o tema do Dia Mundial 2023. Permito-me, portanto, fazer uma breve reflexão, espero sem hipocrisia, sobre as reais possibilidades que esta nobre declaração tem de se concretizar na acção governamental e nas instituições. . .

Os cuidados de saúde pública continuam subfinanciados, apesar das exigências do Ministério da Saúde, que solicitou ao Ministério da Economia e Finanças pelo menos 4 mil milhões de euros para aumentar o financiamento dos cuidados de saúde. Infelizmente, de acordo com o recente documento do Mef (Nadef), as despesas com a saúde sofrerão uma nova redução em 2023 e especialmente em 2024 e isso irá inevitavelmente reflectir-se no que as diferentes regiões irão afectar à saúde mental, o que já representa um montante insuficiente de recursos. 3%. do fundo nacional de saúde, que coloca a Itália em último lugar entre os países ocidentais.

O nosso país gasta um oitavo do que a França e a Alemanha gastam em saúde mental, um quinto do Reino Unido e muito menos do que Espanha e Portugal. E o desequilíbrio macroscópico entre oferta e procura tem origem nesta estratégia de cortes lineares e progressivos.

O personagem

A outra face de Fedez

Martina Mazzeo

Numa altura em que assistimos a uma expansão histórica dos transtornos mentais entre jovens e adultos, com dados alarmantes relativos aos transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de humor, psicose (que aumentaram 30 por cento) após a pandemia, especialmente entre os jovens, Os departamentos de saúde mental têm sido gravemente subfinanciados em termos de recursos económicos e humanos.

Mais de 13.000 operadores estão desaparecidos em Itália em comparação com o último projecto objectivo de Saúde Mental, incluindo 1.400 psiquiatras e 12.000 psicólogos, enfermeiros, técnicos de reabilitação psiquiátrica, educadores e assistentes sociais. Figuras essenciais da gestão territorial real e precoce, este mal-estar juvenil conduz cada vez mais à toxicodependência, principalmente ao álcool.

Mesmo na província de Cuneo a situação é grave devido à falta de recursos, especialmente de pessoal médico.

Nos últimos anos, também vimos um aumento de 30% nos transtornos mentais em geral.

Um problema está ligado aos pacientes jovens: os serviços de psiquiatria acolhem adolescentes diariamente, mas esses ambientes não estão adaptados para acolher adolescentes.

No Piemonte não há leitos reservados para eles, embora já falemos sobre isso há anos. Existem apenas alguns no Regina Margherita de Torino, mas a estrutura tem uma saturação de camas superior a 100% e por isso é impossível admiti-los. As crianças, portanto, acabam na pediatria ou na psiquiatria de adultos.

Assim como nossa região ainda carece de uma estrutura dedicada aos transtornos alimentares, essas meninas que sofrem de transtornos graves e complexos são enviadas para fora da região, até mesmo a 600 quilômetros de distância, com grandes dificuldades para os pacientes e seus familiares.

Em Cuneo, em Villa Santa Croce, existe há anos um centro de tratamento de nutrição e transtornos alimentares de nível II, com equipe multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, educador e pessoal assistencial) e possibilidade de “assistido ” refeições. (a hora da refeição é a mais problemática para os nossos pacientes), elaborada pela Estrutura de Nutrição Clínica do Hospital Santa Croce e Carle.

Também temos clínicas online dedicadas em Saluzzo e Mondovì. Atualmente há mais de duzentos pacientes em tratamento.

Para concluir, apraz-me constatar que nos últimos dias personalidades do mundo do entretenimento e do desporto revelaram a sua fragilidade psicológica.

O próprio Fedez, após a sua demissão do hospital onde estava internado por causa de um tumor, disse à imprensa para chamar a atenção para a importância de falar aos jovens “sobre saúde mental”, que “será mais além do tema das gerações futuras”. . ” É muito importante que as figuras públicas falem sobre o seu sofrimento mental porque isso ajuda a aumentar a consciencialização e a superar preconceitos infelizes em relação à doença mental.

É portanto necessário investir na saúde mental em termos de recursos e pessoal, para intervir precocemente e tratar estas perturbações que são a principal causa de incapacidade no mundo ocidental, com aumento das taxas de suicídio, incapacidade associada e cronicidade.

A Sociedade Italiana de Psiquiatria que represento como conselheiro nacional, em colaboração com os Departamentos de Saúde Mental, decidiu – além de organizar eventos, conferências, entrevistas – sensibilizar o público também através de um gesto simbólico: iluminar a Torre Cívica verde da cidade de Cuneo, capital da província, cor simbólica escolhida pela OMS para a saúde mental na noite do dia 10 de outubro.

*diretor do Departamento Interempresarial de Saúde Mental da ASL Cn1/ Aso S. Croce e Carle, conselheiro nacional da Sociedade Italiana de Psiquiatria

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."