Sergio Mattarella: “Aumento preocupante das tensões internacionais”

“Estamos a assistir a um aumento preocupante das tensões internacionais, a um aprofundamento das divisões entre países e regiões do mundo e a um regresso de atitudes imperialistas e nacionalistas.” Estas são as palavras do Presidente da República, Sergio Mattarella, à FAO. E ainda: “O Médio Oriente está mais uma vez em chamas por causa de um ataque covarde que já conseguiu elevar a espiral de horror e violência a níveis sem precedentes”.

As declarações

Não só o confronto entre o Hamas e Israel, mas também a frente ucraniana com os bombardeamentos russos: “A infame decisão de Moscovo, em Julho passado, de abandonar o acordo do trigo agravou ainda mais o cenário. E é um crime transformar alimentos e água em ferramentas de conflito. pelo contrário, testemunham a invisibilidade do destino da humanidade. Os direitos à alimentação e à água fazem parte de um direito mais amplo à vida e apoiam uma ideia de “segurança humana” que requer cooperação. Este é o desafio que nos desafia: dar vida e dignidade às pessoas, aos povos de todas as latitudes.” Finalmente: “A insegurança alimentar não é apenas uma falta de alimentos: é também uma falta de acesso à água e à Conferência Mundial sobre Alimentação deste ano. O dia é, com razão, dedicado precisamente a este aspecto. O desafio da água é antigo, basta pensar na sofisticada rede de aquedutos que legámos à Roma clássica e que lhe valeu o título de Regina Aquarum – Rainha das Águas – testemunha ao engenho e à determinação necessários para ter acesso a este precioso elemento. A escassez ou ausência é cada vez mais fonte de pobreza e de conflitos e exige abordar com determinação e o mesmo engenho a gestão sustentável de um bem essencial, que é ao mesmo tempo um instrumento de paz e multiplicador de bem-estar. “A água é um direito fundamental, hoje muitas vezes ameaçado, também devido ao efeito das alterações climáticas que levam à desertificação de áreas cada vez mais extensas do planeta.” Até porque “o desafio de superar o flagelo da fome – um imperativo moral, antes mesmo de um imperativo socioeconómico – pode e deve ser enfrentado colocando o compromisso multilateral no centro, a capacidade das Nações Unidas para realizar uma síntese eficaz da o capital humano, tecnológico e financeiro dos diferentes Estados, utilizando-o onde é mais necessário, criando assim um desenvolvimento sustentável. É um compromisso que a República Italiana apoia activamente e que nos levou a organizar a segunda Cimeira aqui em Roma com a FAO, em Julho passado, sobre sistemas alimentares e a fazer da segurança alimentar um dos temas-chave da presidência italiana do G7.

aprofundando

Mattarella em L’Aquila para a Assembleia Provincial: Pnrr “ocasião histórica”

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."