Sindicatos na praça de Bolonha: mobilização unitária, mas tímida

Eles voltam às ruas com a CGIL, a CISL e a UIL. Mas o preço da unidade é uma mobilização suave, sem greves. Realiza-se esta manhã em Bolonha o primeiro de três eventos inter-regionais decididos após uma longa negociação no início de abril. Ao final, a Cisl de Luigi Sbarra vence: sem greves, sem manifestação nacional e oposição à autonomia diferenciada fora da plataforma de mobilização.

A ideia é uma mobilização de três semanas que continuará mesmo depois do verão em vista da lei de finanças: o instrumento dentro do qual a CGIL, a CISL e a UIL esperam ver aceitas pelo menos em parte as demandas da plataforma, começando pelo aumento dos salários face à inflação que corrói o poder de compra, uma reforma fiscal que privilegia a progressividade e a não taxa fixa, a defesa dos serviços públicos começando pela saúde, o combate à precariedade, uma verdadeira mudança estrutural da reforma Fornero, a redução da precarização e uma luta séria para eliminar as mortes no trabalho.

Então hoje começamos com Bolonha e a manifestação no centro. Seguirá no próximo sábado em Milão para as regiões do norte e no sábado 20 em Nápoles para as regiões do sul. Encontro às 9h na Piazza XX Settembre, de onde sairá uma procissão que estará na Piazza Maggiore às 10h30. Lá, do palco, se alternarão as intervenções de trabalhadores, aposentados e secretários gerais da CGIL, CISL, UIL, Maurizio Landini, Luigi Sbarra, Pier Paolo Bombardieri. O protesto de hoje, porém, ocorre após o decreto trabalhista, aprovado pelo Conselho de Ministros sabidamente celebrado no Dia do Trabalhador.

Um Primeiro de Maio arrebatado por Giorgia Meloni aos sindicatos com uma videoficção considerada pela CGIL e pela UIL como “uma provocação”. Mas não da CISL que, com Gigi Sbarra, se dispôs a dar um “opinião positiva” sobre o aumento do cut corner e a elogiar “o restabelecimento do diálogo com o governo”.

Precisamente, essas frases representam plasticamente a diferença de abordagem entre as três confederações, reapresentando a cisão que já ocorreu nos últimos dois anos com a greve geral da CGIL e da UIL contra a lei de finanças de Draghi e em dezembro passado com as greves regionais contra a primeira lei financeira do governo Meloni.

No entanto, é provável que hoje saia de cena uma espécie de mensagem unificadora também porque entretanto várias greves unitárias foram feitas ou planeadas pelas categorias: trabalhadores da construção civil pela renovação do contrato do mobiliário em bebida ao da Tim e WindTre no setor de Tlc que registrará greve geral no dia 6 de junho, sem contar a da companhia aérea AirDolomiti, da própria Lufthansa que se prepara para assumir a pequena Ita, ex-Alitalia.

A organização do evento foi criteriosa e precedida de semanas de assembleias conjuntas nos locais de trabalho, nas praças com associações do terceiro setor e até nas escolas. Assembleias que mostraram a intolerância dos trabalhadores e pensionistas perante uma situação global onde a guerra é uma perspetiva de longo prazo e com salários (e pensões) é cada vez mais difícil fazer face às despesas.

A participação deve ser substancial e será auxiliada pela atenção da mídia em torno do fortalecimento das relações entre os sindicatos confederados e a política, em primeiro lugar com o novo Pd de Elly Schlein que esteve na quarta-feira com Filcams, CGIL e Landini para renomear o Leopolda de Renzi. Além da ausência de Conte, a praça de hoje também é um laboratório da oposição ao governo Meloni, do M5 à esquerdista Aliança Verde (Avs).

No entanto, o abismo que separa o que está acontecendo na Itália do resto da Europa permanece. Se é verdade que aqui não se impôs de repente uma reforma das pensões como em França e que toda uma série de intervenções micro e pontuais amorteceu os efeitos da inflação, também é verdade que na Alemanha, Portugal e Inglaterra (para nomear apenas alguns países europeus) greves e fortes mobilizações resultaram em renovações de contratos com um aumento médio de duzentos euros. Números ainda impensáveis ​​nesses países. A menos que a luta aumente.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."