Sínodo de Vaud: em nome da hospitalidade

Foto NEV – Procissão de abertura do Sínodo Valdense 2023, Torre Pellice, 20 de agosto

Torre Pellice (nev/sv01), 20 de agosto de 2023 – O Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense foi oficialmente aberto hoje em Torre Pellice (Turim). Em seu sermão, sobre o texto do Evangelho de Lucas (7,36-50), o pároco Sérgio Maná ele citou Martinho Lutero“Ele disse uma vez com razão: ‘Os pecadores não são amados porque são bonitos, são bonitos porque são amados’”. O sermão desta tarde fala de aceitação incondicional, perdão, amor, beleza, gestos de amor, gratidão: “A atitude de Jesus é um exemplo admirável do que Carl Rogers, pai da psicologia humanística, define aceitação positiva incondicional, que é basicamente apenas uma forma secular de expressar o que chamamos, em termos teológicos, graça. Não existe Igreja perfeita, disse Manna, nem comunidade “que resplandeça com sua santidade”. Em vez disso, pode-se falar de “uma comunidade de pecadores e pecadores perdoados, sempre necessitados de arrependimento, conversão e confiança na graça imerecida do Senhor. Meu desejo para você é que você ame esta igreja e se sinta amado e acolhido por ela.”

Durante o culto foi consagrado pastor João Bernardino. Nascido em Turim, tem 31 anos e vive seu período de experiência em Riesi, na Sicília. Além disso, foram acolhidos dois pastores de igrejas irmãs que virão realizar seu serviço aqui na Itália: Adriana Florea E Sara Mae Gabuyo. A pastora Florea vem da Igreja Evangélica da Confissão de Augsburg na Romênia e foi nomeada diretora do centro ecumênico internacional “Agape”, Prali (Turim), onde assumirá seu cargo a partir de 1º de setembro de 2023. Pastora Gabuyo estudou na Estados Unidos e foi ordenada pastora em Igreja Metodista Unida. De ascendência filipina, ela cresceu na Igreja Metodista de Milão e servirá na Igreja Metodista de Língua Inglesa de Roma, Ponte S. Angelo, em um projeto apoiado pelo Junta Geral de Ministérios Globais de Igreja Metodista Unida.

Entre as personalidades religiosas e seculares, o monsenhor católico também esteve presente no serviço inaugural. Derio Olivero, Bispo de Pinerolo. Também os convidados do Sínodo, o teólogo e pároco Daniele GarronePresidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI), Pr. Gênero Jean Pierre, Presidente da Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa; o pastor Carsten Gerdesreitor da Igreja Evangélica Luterana da Itália (CELI), pároco Alfredo GianniniPresidente da Federação das Igrejas Pentecostais, Pr. Mirella ManocchioPresidente da Federação das Mulheres Evangélicas da Itália (FDEI), Pr. José Migliovice-presidente da União Batista Cristã Evangélica da Itália (UCEBI), Capitão Luca LongoOficial do Exército de Salvação, pastor Luke Elderspresidente da Obra para as Igrejas Metodistas na Itália (OPCEMI).

Após o culto, o Sínodo reuniu-se na sala sinodal sob a presidência de Giovanna Vernarecci de Fossombronevice-presidente Daniel Palermo. Os trabalhos do Sínodo terminam em 25 de agosto. A habitual noite pública (segunda-feira, 21 de agosto, às 20h45, no templo valdense de Torre Pellice) tem como título: “Opressão, resiliência, transformação: mulheres no espaço público”. Caixas de som: Estrada Cecília, Annalisa Camille, Asmae Dachan, Daniela DiCarlo. conclui Alessandra Trotta. Moderado Suzanne Ricci. Apresentações musicais de Magali Gonnet.

O Sínodo reúne 180 delegados de toda a Itália e representa o mais alto órgão decisório e democrático dessas igrejas históricas.

Temas

Entre os grandes temas deste Sínodo 2023, o compromisso da Igreja na sociedade, a fé, a ética, o papel da mulher nos ministérios e na vida política, religiosa, social e cultural. Está em preparação outro encontro importante sobre o qual o Sínodo definirá as linhas de trabalho para o próximo ano. De fato, 2024 será um passo fundamental para o povo de Vaud, que celebrará o 850º aniversário do nascimento, em Lyon, do Pedro Valdo.

Convidados

O Sínodo deste ano registra um grande número de convidados de toda a Itália e do exterior. Outros convidados incluíram representantes da Igreja da Escócia (Igreja da Escócia) e da Valdensian Mission Aid Society, da Igreja Evangélica Alemã (Evangelische Kirche in Hessen und Nassau), da American Waldensian Society e da United Methodist Church. Novamente, representantes religiosos da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Portugal, República Tcheca, Estados Unidos, Suíça e Hungria.

O 31 de agosto o Presidente da República é esperado na Torre Pellice Sérgio Mattarella. Dois momentos, uma instituição dedicada à Igreja Valdense – Union of Vaud Methodist Churches.

INFO: Mattarella em Torre Pellice em agosto. O sonho pró-europeu nasceu aqui. (nev.it)

FORMA. Igrejas Metodistas e Valdenses na Itália – Nevada

FORMA. Os Valdenses – Nevada

ESPECIAL NEV SÍNODO 2023

Também mais informações sobre: www.rbe.itwww.riforma.it

NEV/CS18

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."