Sub-17 da Itália em busca do primeiro título europeu, Camarda e Lauricella desafiam Portugal

O grande dia chegou. Na verdade, a grande noite. Itália Sub 17 enfrenta Portugal esta noite, às 19 horas, pela final do Europeu da categoria. Os Azzurrini jogam em Limassol, no Chipre, o seu primeiro título continental.

A equipe liderada por Massimiliano Favoex-jogador do Palermo e capitão do Rosanero com quem conquistou o campeonato da Série C1 e a Copa C da Itália, conta com suas pequenas joias para poder dissipar um tabu. Francisco Camardao fenômeno do bebê milanês de San Cataldo e originário de Palermo Giovanni Lauricella eles podem desempenhar um papel de liderança neste desafio decisivo pelo título.

Como podemos ver, há muita Sicília nesta seleção. Giovanni Lauricella, do Empoli Sub-17, foi o protagonista pela Inglaterra, marcando o primeiro pênalti da série que levou os azzurrini à semifinal.

Quem é Giovanni Lauricella?

Giovanni Lauricella nasceu em Palermo em 11 de janeiro de 2007. Destaca-se pelo senso de gol e pela capacidade de estar presente na frente ofensiva. Prefere atuar pela esquerda para se centralizar. É um extremo com grande propensão para golos.

A sua primeira equipa foi o Fair Play de Messina que o acolheu entre os estreantes para lhe permitir o acesso ao Giovanissimi. Destacou-se pelos gols e alguns clubes importantes se envolveram. Entre estes, Sassuolo chegou a acordo para trazer o menino de Brancaccio no verão de 2021. A experiência dura um ano e ele regressa ao Fair Play: 17 golos colocaram-no em destaque, colocando-o no topo dos campeonatos provinciais e regionais. Em janeiro de 2023, o Empoli assumiu a liderança e nesta temporada viu sua consagração entre os sub-17 com 6 gols em 18 partidas e sua estreia na Primavera.

Francesco Camarda busca gols decisivos

Francesco Camarda é, pelo contrário, um dos protagonistas anunciados desta selecção e deste Campeonato da Europa. Ele marcou dois gols consecutivos, um contra a Eslováquia e outro contra a Suécia, na fase de qualificação e depois converteu o pênalti decisivo nas quartas-de-final, quando a Inglaterra fechou a 11 jardas. No entanto, ficou vazio na semifinal, com a Dinamarca derrotada, mas vencendo por apenas 1-0.

Esta noite ele também terá como objetivo marcar gols muito importantes no duelo de longa distância com Rodrigo Mora, artilheiro do torneio com cinco gols.

O caminho para a Itália

A Itália chegou à final do campeonato sub-17 ao vencer a Polónia, Eslováquia e Suécia, respectivamente, no Grupo C por 2–0; 2-0 e 2-1.

Nas quartas de final, levou a melhor sobre a Inglaterra, derrotada nos pênaltis após empate em 1 a 1 em 120 minutos. Na semifinal, Coletta decidiu a partida contra a Dinamarca, terminando em 1–0.

Para os azzurrini, a quarta final do campeonato da categoria depois das derrotas em 2013 (nos pênaltis contra a Rússia), em 2018 (novamente nos pênaltis contra a Holanda) e em 2019 (novamente com a Holanda, mas desta vez por 4-2).

E o caminho para Portugal

Portugal venceu a Espanha por 2-1, a Inglaterra por 4-1 e depois perdeu por 2-1 com a França, mas venceu o muito complicado Grupo D.

Nos quartos-de-final, os portugueses venceram a Polónia por 2-1, enquanto nas meias-finais acertaram na reviravolta frente à Sérvia, que venceu por 2-0 até aos 60 minutos, depois um autogolo de Majanovic, Mora e Trovisco nos acréscimos. liderou a partida. Os portugueses de João Santos na final do terceiro título depois dos conquistados em 2003 (2-1 contra a Espanha) e 2016 (5-4 nos pênaltis novamente contra a Espanha).

Onde assistir à final

O ato final do Campeonato Europeu Sub-17 será transmitido ao vivo pela Rai Play e pela Uefa.Tv.