Um triste aniversário: a supressão papal da Companhia de Jesus

Wenceslao Soto Artuñedo, SJ (ARSI)

O dia 21 de julho marca o 250º aniversário da supressão papal da Companhia de Jesus, o ponto culminante de uma provação de perseguições no século XVIII que cumpriu uma profecia de origem incerta: No primeiro século prosperarão, no segundo reinarão e no terceiro perecerão..

A cultura política dominante era o despotismo ilustrado, reforçado pela realeza, fortemente combatido pelos jesuítas, uma ordem muito ativa e influente social e politicamente, mas não o suficiente para evitar o desastre. A ordem era muito estimada, mas também tinha inimigos poderosos. Além de causas externas complexas, havia carências pessoais e ressentimentos institucionais contra a própria Fraternidade, imagem amplificada pela difundida imagem dos jesuítas como autoritários e autossuficientes.

O início do fim foi o Tratado de Madri, também chamado de Limites, (1750), com o qual Espanha e Portugal trocaram as áreas ocupadas do outro lado, na América do Sul, e expuseram os indígenas à possibilidade de serem escravizados, já que um grupo de sete missões guaranis adentrou Portugal. Os jesuítas opuseram-se e, a partir de 1755, foram presos e deportados para Portugal, de onde muitos foram expulsos, enquanto outros foram presos, em 1759, por tramarem um atentado contra a vida do rei, que falhou. O Primeiro-Ministro, futuro Marquês de Pombal, lança uma campanha para desacreditar os Jesuítas na Europa com meias-verdades, mentiras, exageros e manipulações que, à força de serem repetidas, tornam-se credíveis, segundo o princípio do Ministro nazi Goebbels, e alimentam a lenda negra.

Na França, após a falência econômica dos empreendimentos irregulares do padre Lavalette, procurador das missões da Martinica, estes foram suprimidos entre 1762 e 1764.

Em Espanha, alega-se oficialmente uma falsa razão de Estado, nomeadamente a participação nos motins contra o ministro Esquilache em 1766. A 2 de abril de 1767, Carlos III, por “razões urgentes, justas e necessárias, que reservo no meu íntimo…”, condena os Jesuítas à gravíssima pena deextranamiento
(perda da nacionalidade), o que levou à remoção de todos os seus territórios e à apreensão de seus bens. Pouco mais de 5.000 jesuítas foram expulsos. Os americanos começaram a chegar em setembro de 1767 na Espanha, de onde foram enviados para os Estados Pontifícios. Os 114 jesuítas das Filipinas chegaram por duas rotas, até 1770.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."