uma segunda Laudato si’ – Valledaostaglocal.it será publicada em 4 de outubro

O apelo do Papa Francisco que sobe da Sala Paulo VI, no Vaticano, esta quarta-feira do final de agosto, leva-nos ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação que se realiza no dia 1 de setembro deste ano com o tema: “Deixe fluir a justiça e a paz”. O Papa recorda que este Dia inaugura o Tempo da Criação que durará até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. E, como ele havia planejado em 21 de agosto recebendo uma delegação de advogados dos países membros do Conselho da Europa, repetiu que a publicação da segunda parte da encíclica estava iminente, precisamente no dia 4 de outubro.

Ao lado das vítimas da injustiça ambiental

Nessa data pretendo publicar uma Exortação, uma segunda Laudato si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no nosso compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador.

Assim o Papa que resume o cerne da Mensagem já transmitida em maio:

É necessário apoiar as vítimas da injustiça ambiental e climática, trabalhando para acabar com a guerra sem sentido contra a nossa casa comum, que é uma terrível guerra mundial. Exorto todos vocês a trabalhar e rezar para que ele volte a fervilhar de vida.

Transformando políticas públicas

Na Mensagem, o Papa propõe “transformar os nossos corações, os nossos modos de vida e as políticas públicas que regem as nossas sociedades”. Falou novamente da conversão ecológica e da necessidade de considerar a criação não mais como um objeto a ser explorado, mas como uma realidade a ser preservada “como um dom sagrado do Criador”. Também neste texto, o Pontífice insiste na necessidade de “transformar as políticas públicas que regem as nossas sociedades e moldam a vida dos jovens de hoje e de amanhã”. Ele sublinha a importância da sinodalidade e espera “que neste tempo da criação, como discípulos de Cristo no nosso caminho sinodal comum, vivamos, trabalhemos e rezemos para que a nossa casa comum seja mais uma vez cheia de vida”.

Iniciativas promovidas pelo Movimento Laudato Si’

Este ano, o dia cai no período em que o Pontífice está empenhado na sua viagem apostólica à Mongólia, um país gravemente afectado pela crise climática, onde as inundações destroem infra-estruturas enquanto dzud, os invernos particularmente nevados provocam perdas de colheitas e de gado e a poluição atmosférica tem um impacto significativo na saúde da população. O Movimento Laudato Si’ anuncia uma oração ecumênica no dia 1º de setembro, com a participação de líderes ecumênicos que facilitarão um momento de reflexão. O evento será transmitido em inglês no YouTube, com traduções simultâneas em espanhol, português, italiano e francês disponíveis no Zoom. Ao longo do Tempo da Criação, eventos globais e regionais abordarão diferentes temas, incluindo encontros de oração, uma vigília ecuménica na Praça de São Pedro organizada pela Comunidade de Taizé no dia 30 de Setembro que, além da abertura da Assembleia Geral do Sínodo no Vaticano , apoiará e promoverá o Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis (TNPCF) para aliviar a crise das alterações climáticas na América Latina, na Oceânia e em África.

Ore pelos líderes políticos antes da COP28

Em particular, o Movimento Laudato si’ estende um convite especial para se juntar à campanha de oração e ação pela justiça climática em vista da COP 28, que será realizada a partir do final de novembro em Dubai. Usando hashtags como #PrayingForYou #COP28 e #TimeDelCreated, indivíduos e comunidades são encorajados a orar pelos seus líderes políticos e a partilhar uma fotografia da sua oração nas redes sociais.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."