Valência, feriado segunda-feira: trabalhar 4 dias por semana

Valênciatrabalhar menos para trabalhar melhor e viver mais tranquilo: o semana curta de trabalho é uma prática testada em alguns países europeus e que se estreia oficialmente em Espanha. Em Valência, toda segunda-feira de feriado, de fato no município espanhol, trabalhamos 4 dias por semana.
A experiência lançada na cidade portuária que nasce na costa sudeste de Espanha, o Município optou por esta escolha de emprego e vai agora ser estudado o seu impacto na economia, no clima e no bem-estar social.

Em Valência, durante um mês, trabalharão apenas quatro dias por semana. Aproveitando a cadeia das segundas-feiras festivas em abril, a administração municipal espanhola lançou de facto uma experiência destinada a avaliar o impacto do tempo de trabalho limitado a 32 horas semanais na produtividade, economia, lazer e durabilidade.

Segunda-feira torna-se feriado: Valência experimenta a semana de trabalho de 4 dias

A fim de semana prolongado de sábado a segunda-feira, para trabalhar apenas quatro dias por semana. É o que está acontecendo em Valência, onde a prefeitura lançou uma experiência para avaliar o impacto da redução da jornada de trabalho para apenas 32 horas semanais na produtividade, lazer, mobilidade e economia. “Queremos que as pessoas trabalhem para viver, não para trabalhar”, disse o prefeito Joana Ribon.

Valência, o projeto piloto

O projeto-piloto aproveita a concatenação de segundas-feiras consecutivas de feriados no mês de abril. Com a segunda-feira de Páscoa (10 de abril), San Vicente Ferrer (17 de abril), San Vicente Mártir (feriado que foi transferido de 22 de janeiro para 24 de abril) e o Dia do Trabalho em 1º de maio, durante um mês os cidadãos da cidade espanhola trabalham apenas quatro dias por semana, num total de 32 horas, escreve o El Diario.

Ribó já havia lançado uma campanha de informação sobre o assunto em março: “Queremos uma cidade acolhedora e saudável que cuida das pessoas”, disse o prefeito, destacando o caráter inovador da experiência e seu potencial impacto positivo na sociedade valenciana.

Embora o arquivo seja objeto de negociações entre sindicatos e empregadores, a Prefeitura de Valência declarou que quer ver “o que está acontecendo” por meio de dados quantitativos e objetivos. Os resultados serão então avaliados pelo centro de inovação Las Naves da cidade de Valência, para ter as conclusões deste teste a partir de 20 de julho.

A proposta é resultado de um intenso diálogo entre os diversos setores envolvidos, como sindicatos, empresas, organizações de bairro e outros atores sociais. Esta é uma experiência que se soma a outras iniciativas semelhantes realizadas em vários países, como a Lituânia, Reino Unido, Nova Zelândia, Alemanha, Suécia, Islândia, Portugal e Japão. .

As principais áreas de enfoque serão a saúde e proteção social, a emergência climática e a economia. A seguir serão analisados, entre outras variáveis, dados que apelem à dimensão pessoal dos trabalhadores, como a utilização do tempo, o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada, a sensação de bem-estar e descanso.

O impacto da medida em gases de efeito estufa, qualidade do ar, consumo de energia e tráfego também será levado em consideração. Por fim, serão também avaliadas as consequências no turismo interno, hotelaria e comércio.

valência-segunda-feira-feriado-4-dias

Segundo o prefeito Ribó, a pandemia destacou os benefícios do trabalho inteligente (tanto para as empresas quanto para os trabalhadores), revolucionando completamente a forma de pensar o trabalho.

A luta em das Alterações Climáticasem seu objetivo de limitar ao máximo as emissões, forneceu uma razão adicional válida para reduzir os deslocamentos diários, contribuindo para essa mudança de cultura para outras formas de trabalho.

A ideia da semana de trabalho de 32 horas foi promovida pela Comunidade Valenciana, que ao mesmo tempo garantiu apoio às empresas para a sua implementação, sem afetar os salários. Entre as várias iniciativas, em 2022 ofereceu às empresas mais de 9 mil euros por cada trabalhador que tivesse aderido às 32 horas.

Auxílio que, claro, envolve um acordo prévio com o representante legal do empregado e um plano de melhoria de produtividade.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."