“VAR e tecnologia não estão isentos de erros” / Ex-árbitro: “Eles não podem substituir humanos”

“VAR não se preocupa com a natureza do homem”

Caro Diretor, sou ex-árbitro de futebol da FIGC com 15 anos de atividade e cerca de 500 partidas oficiais diretas e gostaria de me inspirar no que aconteceu ontem à noite na Copa do Mundo para uma reflexão sobre o que está por vir no futebol com o VAR, distorcendo e mortificante, um espelho do que acontece no nosso dia a dia. Ontem à noite, no lindo e emocionante final de Portugal-Uruguai, um zagueiro caiu acidentalmente durante um desarme normal e, ao cair, sua mão bateu no chão exatamente onde a bola estava naquele momento. A dinâmica da queda foi completamente natural e sua mão estava simplesmente fazendo o movimento que qualquer mão humana faria ao cair no chão.

O árbitro, portanto, teve o cuidado de não apitar falta (“Você não pode cortar o braço.”) e esta decisão nem sequer provocou muitos protestos. Mas naquele momento um deus ex machina interveio de cima, bloqueando tudo e mudando a história da partida: o VAR. VAR interrompeu a partida, mostrou imagens em que o contato foi excessivamente destacado, independente da natureza do homem quem, ao cair, coloca a mão no chão; a máquina limitou-se a registar o contacto “geométrico” com a bola e acabou por levar a decretar um penálti, constrangedor para quem o sofreu e para quem dele beneficiou, alterando artificialmente o resultado da partida. Esta não é mais uma provocação na luta entre pró-VAR e anti-VAR, mas gostaria de destacar dois aspectos preocupantes que afetam o futebol, mas também qualquer atividade que defina o nosso ser como homens.

“ERRO HUMANO NÃO É MAIS PERMITIDO COM VAR”

Primeiro, o erro humano não é mais permitido. Um grande treinador da Série A disse que o erro do árbitro é parte integrante e natural da partida de futebol, como o erro do goleiro que sai ou do atacante na frente do gol. Agora não, isso não é mais permitido. O homem não pode errar, o tropeço e o perdão não são mais considerados categorias e, portanto, queremos erradicar a possibilidade de o homem cometer erros, colocando uma máquina, uma tecnologia acima delecomo se a tecnologia VAR não pudesse causar nenhum dano e, pelo contrário, finalmente entregar ao homem a utopia da justiça absoluta.

E aqui fica a segunda consideração, relativa à crença de que a tecnologia (neste caso, VAR) é mais sábia e sobretudo mais verdadeira que o homem e o seu julgamento. Esta tendência abre caminho para cenários aberrantes. Certamente, a tecnologia é útil e deve ser usada, mas para apoiar o julgamento e o discernimento humano. Tecnologias como a tecnologia de linha, que ajuda os árbitros a determinar se a bola entrou ou não no gol, são bem-vindas, mas ai se a tecnologia pretende substituir os humanos, como é o caso atualmente – já feito – com o VAR. A tecnologia, toda tecnologia, é projetada e construída por um homem e, portanto, não está isenta de erros, como demonstram os casos sensacionais de ontem (e, para citar apenas um entre muitos, Juventus-Salernitana), em que o VAR anulou decisões diretamente do árbitro. , cometendo um erro sensacional.

“VAR NÃO PODE SUBSTITUIR O JULGAMENTO DO HOMEM”

Além disso, a tecnologia, mesmo a mais perfeita, nunca poderá substituir o homem, porque a máquina reproduz apenas um aspecto da complexidade humana, nomeadamente o seu lado determinista. Mas o homem é muito mais, suas ações, no campo de futebol, no trabalho e na vida, são muito mais que uma repetição mecânica de gestos: em toda atividade humana existe uma profundidade e uma origem que vão além do modelo mecânico reproduzível por uma máquina e, portanto, uma máquina nunca será capaz de compreender plenamente um gesto humano e julgá-lo na sua totalidade. Por esta razão, é um erro grave acreditar que a tecnologia VAR possa substituir o julgamento humano (ainda que sujeito a erros).

E não estou a pensar apenas nos riscos do VAR, que gradualmente substitui o árbitro, mas também, por exemplo, no tratamento dos pacientes por Algoritmos de inteligência artificial. quem deseja excluir ou limitar a atuação do médico na relação e tratamento de seu paciente. Não é uma tecnologia perfeita que libertará o homem do seu erro, mas sim aceitar as suas limitações e compreender que a verdadeira liberdade significa educar-se para conviver com ela, porque também ela é uma parte necessária do caminho para a salvação.

(Federico Cesari)