Voleibol, Campeonato Europeu de 2023: Polônia sem problemas, Bulgária ainda eliminada, Alemanha retorna à Bélgica

Dia inteiro, a sétima partida do Campeonato Europeu de 2023 com muitos desafios aguardando o retorno a campo amanhã à noite da Azzurri de Fefè De Giorgi contra a Suíça. A Polónia não tem problemas em asfaltar a Macedónia do Norte, enquanto o Bulgária sofre a segunda derrota frente à Croácia e corre certos riscos de qualificação. Espanha e Roménia regressam ao sucesso, primeira vitória da Estónia e Montenegro.

No grupo da Itália há uma batalha entre as duas seleções que, no papel, correm o risco de serem eliminadas na primeira eliminatória com a Estónia a conseguir vencer a Suíça por 3-2, que acalentou o sonho do primeiro sucesso numa fase final do Campeonato da Europa. Os estonianos começam fortes e vencem os dois primeiros sets com placares de 25-18 e 25-21, depois a seleção suíça acorda e responde com sucesso nos dois sets seguintes: 25-22 e 25-21. Desempate apertado que recompensa a Estônia com uma pontuação de 15-13. Para os estonianos, 23 pontos de Venno e 15 de Tammearu. Para a Suíça, adversária da Itália amanhã, 17 pontos para o ex-jogador do Ravenna Ulrich e Weisigkt.

À noite, um desafio emocionante entre Bélgica e Alemanha, que recuperou do 0-2 e conquistou a terceira vitória consecutiva. A Bélgica começa melhor, arranca 16-11 e vence um primeiro set unilateral ao resistir ao regresso dos alemães na final (25-22). No segundo set, os belgas, levados pelo entusiasmo, saltaram 16-7 e dominaram até ao final 25-17. No terceiro set a Alemanha acorda e vence facilmente com um placar de 25-15, enquanto no quarto set há mais equilíbrio, mas ainda são os alemães que levam a vantagem por 25-22, liderando seus rivais até o tie-break . . A Bélgica parecia estar no controle com 10-8 no quinto set, mas a Alemanha mudou de rumo e venceu por 15-12, completando sua recuperação. Para os alemães, 20 pontos de Grozer, para a Bélgica, 19 pontos de Deroo.

No Grupo C, a Polónia não enfrentou obstáculos ao derrotar a anfitriã Macedónia do Norte por 3-0. no final de uma partida unilateral. Venceu facilmente o primeiro set por 25-12, a seleção polaca teve que lidar com a reação dos macedónios que permaneceram na sequência até 21-20 no segundo set para depois vencer por 25-21. O terceiro set transcorreu sem intercorrências, vencido por 25-14 pelos poloneses que colocaram em campo as chamadas segundas linhas, como Bdnorz, que marcou 17 pontos, e Kurek, que marcou 13 pontos.

Na outra partida, Montenegro venceu a Dinamarca, derrotada por 3 a 1. Os dinamarqueses começaram melhor, vencendo o primeiro set por 25-18, depois um combativo Montenegro assumiu a cadeira, vencendo o segundo set por 31-29 e vencendo os dois últimos sets disputados com pontuações de 25-22 e 25- . 23. Para os montenegrinos, 20 pontos de Jovovic e 19 de Bojic, para a Dinamarca, 17 pontos de Nilsen.

As surpresas continuam na Bulgária, onde os anfitriões sofrem a segunda derrota em 4 jogos disputados, perdendo por 3-1 para a essencial Croácia. Os búlgaros começam com o pé direito ao vencer o primeiro set por 25-22, depois desabam no segundo set sob os golpes de um Sedlacek selvagem que pega os croatas pela mão e os leva à vitória por 25-22 e 25-21 no seguindo dois conjuntos, dando uma vitória muito valiosa à seleção croata. Sedlacek fez 29 bolas, para a Bulgária 18 pontos de Sokolov e 14 cada para Nikolov e Atanasov.

A Espanha voltou às vitórias depois de derrotas consecutivas e espera avançar para a segunda fase com uma vitória por 3-1 sobre a Finlândia. Os ibéricos venceram um primeiro set muito disputado por 25-21 e depois sofreram o retorno dos finlandeses que igualaram o placar com um round claro por 25-19. A Espanha voltou ao caminho certo no terceiro set, venceu por 25-21 e depois venceu um quarto set muito disputado com um placar de 25-23. 18 pontos cada para Villena e Raoul Ferragut para os ibéricos, 21 pontos para Marttila na Finlândia.

Em Israel, segunda derrota consecutiva dos anfitriões que perderam por 3-0 frente a Portugal que conquistou a segunda vitória europeia. Os portugueses levam uma pequena vantagem na parte central do primeiro set e mantêm-na até aos 25-22 finais. Segundo set em fotocópia com os lusitanos vencendo por 25-21, enquanto no terceiro set os israelitas acompanham o ritmo dos adversários até 8-7 e depois desabam literalmente até ao 25-12 final. Para Portugal, 17 pontos de Ferreira, enquanto para Israel, 12 pontos de Hershko.

Segunda vitória consecutiva da Roménia, que vence a Grécia por 3-1 e volta a embaralhar as cartas em termos de qualificação. Os romenos começam fortes e dominam os dois primeiros sets com pontuações de 25-16 e 25-18. A Grécia reagiu e conseguiu vencer por 25-23 no terceiro set, mas a Roménia teve algo mais e venceu o quarto set com um resultado de 25-21. Para os romenos, 16 pontos de Rata e 14 de Bala e Bartha, para a Grécia destacam-se os 15 pontos de Tzioumakas.

Foto Cev