WRC, começa o Rali de Portugal

Também este ano o ACP (clube automóvel português) voltou a as estradas de terra do norte do país estão confirmadas para acolher a 57ª edição do “Rally de Portugal”. Percurso quase idêntico e mesma localização, um mix vencedor e uma escolha estratégica, porque nestas regiões o grande público sempre esteve presente nas especiais, graças também aos numerosos entusiastas espanhóis vindos das regiões vizinhas da Galiza, Astúrias e Cantábria. . A prova portuguesa decidiu confirmar mais uma vez a base operacional da Exponor em Matosinhos 10 km a norte do Porto, seguem-se as especiais da zona de Arganil, com um percurso que inclui um total de 337,04 km cronometrados que refletem em grande parte o modelo das últimas edições.

Rali de Portugal, partida quinta-feira, dia 9

Começa na quinta-feira, 9 de maio, às 8h01, com o shakedown de Baltar, de 4,61 km.enquanto a corrida é composta por 22 etapas especiais divididas em três etapas. Na tarde de quinta-feira, pelas 17h00, terá lugar a cerimónia de saída de Coimbra seguida da superespecial da Figueira da Foz (2,94 km) às 19h05. A primeira etapa continua na sexta-feira, 10 e tudo acontece na região do Algarve, 150 km a sul de Matosinhos. Eu sou Estão programadas 8 etapas especiais num total de 126,90 km cronometrada, ou seja, duas passagens nos contrarrelógios de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km) com zona de montagem de pneus a meio do dia em Arganil.

No sábado, dia 11, a segunda etapa localizada a leste do Porto é composta por 9 outras etapas especiais para mais 145,02 km cronometradosna prática os duas vezes repetidos contrarrelógios de Felgueiras (8,81 km), Montim (8,69 km), o duríssimo e muitas vezes decisivo de Amarante (37,24 km) e o de Paredes (16,09 km) ao qual à noite a superespecial será acrescentada a localidade de Lousada (3,36 km). Finalmente no domingo, 12 de maio, a última etapa de 62,18 km cronometradacom duas passagens em Cabeceiras de Basto (19,91 km) e no histórico contrarrelógio de Fafe (11,18 km), que acolherá a power stage da segunda passagem às 13h15, hora italiana, em direto na Sky Sports.

69 na largada em Portugal

Entre os 69 cadastrados (eram 87 no ano passado e 100 há dois anos) do 57º Rali de Portugal há 9 carros do Rali 1 como na Croácia. A lista é encabeçada por 4Toyota Yaris Rally 1 com os dois campeões mundiais Sébastien Ogier e Kalle Rovanpera juntos na largada pela primeira vez nesta temporada e com eles Elfyn Evans e Takamoto Katsuta. Em vez disso, haverá 3 Hyundai i20s Rally 1 confiado aos pilotos oficiais da empresa coreana Thierry Neuville, Ott Tanak e ao regressado Dani Sordo, enquanto eles serão 2 MSport Ford Puma Rali 1 com Adrien Fourmaux e Grégoire Munster ao volante.

Entre os participantes do WRC 2 podemos destacar a presença do francês Rossel e do russo Gryazin (Citroen C3 Rally 2) grandes protagonistas na Croácia, e todos no Skoda Fabia RS Rally2 dos regressos de Pierre Louis Loubet e Oliver Solberg, Gus Greensmith, Pepe Lopez e Lauri Joona. Pajari e Linnamae iniciarão o Yaris Rally 2, e Ciamin e Lindholm iniciarão o Hyundai i20 Rally 2. Dois italianos competindoO piloto da ACI Team Italia, Roberto Daprà (Skoda), também participou no Wrc 2, e Fontana-Arnaboldi no Peugeot 208 Rally 4.

WRC Croácia, Toyota vence todos: a vitória vai para Ogier