WSBK/Bautista: “São os outros que devem juntar-se a nós, não o contrário”

Permitida a vitória na Corrida-2 da ronda de Portimão Álvaro Bautista cada vez mais perto da linha de chegada do primeiro título mundial de Superbike, com três corridas ainda pela frente e com uma vantagem de 56 pontos na classificação Toprak Razgatlioglu (82 em Jonathan Rea). Relativamente ao desafio direto com o piloto turco, também autor de duas vitórias na Race-1 e na Superpole Race, o espanhol Ducati descreveu o seu fim-de-semana português e as estratégias adotadas para o conseguir da seguinte forma: “Antes da corrida 2, eu achava que Toprak estava muito forte pela manhã – explicou à imprensa após o último ato do fim de semana – Sábado, depois da primeira corrida, senti-me mais forte, mas depois da Superpole eu pensei que tinha mais. Então eu não tinha estratégia, apenas observava o que estava acontecendo. Quando Rea estava em primeiro e Toprak em segundo, eu o vi muito calmo e pensei que ele estava esperando, evitando o desgaste dos pneus. Percebi que não seria uma boa ideia deixá-lo, então assumi a liderança e desacelerei. Se alguém tivesse me seguido, deveria ter degradado os pneus e eu teria a chance de lutar pela vitória. Fiz isso e deu certo, estou feliz, mas não tinha pensado nisso antes”.

Apesar de estar satisfeito com o resultado de Portimão e outros conseguidos esta época, Bautista referiu que Pontos fracos da Ducatiindicando áreas onde Borgo Panigale ainda pode melhorar: “É a configuração que faz a diferença: piloto, moto e eletrônica – afirmou – por exemplo, na curva 5, tive que pegar uma linha mais apertada do que Toprak porque foi mais difícil para mim parar a moto relativo a. São motos diferentes, mas também são estilos de pilotagem diferentes, e é sempre uma combinação de coisas. Yamaha e Kawasaki têm mais velocidade nas curvas, isso mostra em curvas de descida, eles têm mais carga, enquanto eu Eu tenho que brincar com o gás. Temos ideias para o próximo ano, gostaria de melhorar o fase de aceleração pois nesta fase tenho a impressão que a moto é muito leve, tem que mais estabilidade. Este é o grande problema. Se corrigirmos, podemos melhorar nosso desempenho geral. Já falei sobre isso com o engenheiro Dall’Igna, que me liga após cada sessão, cada corrida e cada teste, e ele sabe o que penso”.

Além disso, exatamente como disse seu companheiro de equipe Michael Rinaldi, Bautista focou no regulamento técnico e no desafio com as outras equipes, também fazendo comparações com o MotoGP: “Neste mundo, e com esta tecnologia, os fabricantes devem sempre tentar melhorar, como fazem os carros. É a Yamaha e a Kawasaki que devem se aproximar da Ducati, e não o contrário. Não faço as regras, mas no MotoGP nunca ouvi Quartararo pedir para reduzir a potência da Ducati ou a agilidade da Honda, apenas para empurrar a Yamaha para fazer uma moto melhor. No final, teremos que nos adaptar ao que a FIM decidir. Não adianta pesar essas bicicletas: se eu adicionasse mais 20 kg ao meu, em caso de queda demoraria mais para parar e as folgas teriam que ser aumentadas. O nível do campeonato é muito alto, hoje fizemos algumas voltas a alguns décimos de segundo do ritmo de MotoGP e as motos têm de estar ao mesmo nível dos pilotos”.

PF | Alexandre Prada