Pacto de estabilidade: Lindner, já flexível, a dívida deve ser reduzida – Política

Energia cara e inflação em alta, a revisão do Pacto de Estabilidade, o processo de ratificação do Mes e a união bancária: os trabalhos do Eurogrupo convocados para hoje recomeçam a partir daqui, por ocasião da primeira reunião de 2022 em Bruxelas sob a presidência do Ministro das Finanças irlandês Paschal Danohoe.
A reunião – que será seguida na terça-feira pelo Conselho de 27 ministros das Finanças da UE, Ecofin – caracteriza-se pela entrada em funções de 4 ministros (Alemanha, Holanda, Áustria e Luxemburgo) e é uma oportunidade para analisar a evolução da situação económica recuperação à luz da nova onda de infecções que a Europa está tentando enfrentar controlando seu impacto nas atividades de produção. Espera-se que o ministro da Economia, Daniele Franco, participe de ambas as reuniões em Bruxelas. Entre outras coisas, ele deve fazer um balanço do fracasso da Itália em ratificar o Mes (uma questão politicamente divisiva devido à posição crítica do M5S e da Lega). Alemanha, França e Portugal também estão ausentes. Em Paris e Lisboa, no entanto, as ratificações estão em andamento, enquanto para concluir o procedimento, Berlim deve aguardar a decisão do Tribunal Constitucional de Kharlsruhe, que chegará dentro de alguns meses.

A ratificação do Mes, recordam fontes em Bruxelas, não é uma conquista em si, mas é de particular importância para a criação deste revezamento para a resolução de crises, essencial para avançar no caminho da união bancária. Na mesa dos ministros, encontramos novamente a questão da inflação. Impulsionada pela energia cara, a evolução dos preços no consumidor na zona euro registou uma subida de 5% em dezembro (estimativa ainda não definitiva), o nível mais elevado dos últimos 25 anos. E mesmo que muitos, incluindo o BCE, continuem a considerar este aumento como temporário, crescem os temores sobre o impacto que o fenômeno pode ter nas taxas de juros e nos bolsos dos cidadãos. E, à medida que a implementação dos PNR nacionais avança sem grandes problemas (pelo menos nesta fase e para além dos acórdãos impostos à Hungria e à Polónia), os ministros têm a oportunidade de fazer uma nova discussão sobre a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

“Precisamos de regras comuns, não pode haver uma zona euro se não houver regras respeitadas por todos. Mas o crescimento vem antes da estabilidade: o crescimento sustentável e justo é essencial para os cidadãos europeus”. Assim, o Ministro das Finanças francês, Bruno O prefeito, referindo-se à reforma do pacto de estabilidade perante o Eurogrupo. “Devemos interrogar-nos sobre os investimentos necessários para promover o crescimento e a transição verde, e cada Estado deve comprometer-se a respeitar as regras para garantir um crescimento sustentável e preservar a unidade da zona euro”, disse. ser “construtivo”.

“O Pacto de Estabilidade mostrou-se flexível durante a crise, agora é a hora de criar espaço nos orçamentos para também tornar o setor público resiliente”, disse o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, chegando ao seu primeiro Eurogrupo em Bruxelas. “Sou muito a favor de uma redução da dívida pública, também é importante que a União Bancária resolva a ligação entre os bancos e a dívida soberana”, explicou, sublinhando que a Alemanha está “aberta ao progresso, mas é preciso um equilíbrio inteligente encontrado entre dívida e investimentos”.

“Dívida é dívida, não há dúvida disso. E é por isso que estamos comprometidos em voltar a regras orçamentárias mais rígidas quando a crise acabar. É muito importante criar espaço de “manobra” para outras crises”, disse. . Ministro das Finanças austríaco Magnus Brunner, chegando ao seu primeiro Eurogrupo. O ministro sublinhou que Viena apoia fortemente o regresso a uma política financeira séria e sólida na Europa, na esteira do que tem sido feito a nível nacional.

“Estou preocupado com a inflação? Obviamente que sim. Porque o poder de compra dos cidadãos será afetado e o aumento contínuo dos preços da energia afeta diretamente o poder de compra”, disse a ministra das Finanças holandesa, Sigrid. Kaagque enfatizou que cabe aos ministros das finanças da zona do euro abordar a questão “olhar além” da contingência do momento.