O campeonato mundial de padel em Dubai, a primeira edição com premiação, começa

AGI – No ano passado a levantar a taça foram as habituais espanholas (com o terceiro título consecutivo para a equipa feminina) as italianas distinguiram-se com um terceiro lugar, os Azzurri com o quinto. E quem sabe se Roberta Vinci, ex-top ten do tênis que, após se aposentar, reconstruiu uma vida competitiva no padel, ajudará a derrubar as previsões da décima sexta edição do DP World – World Padel Championships, o primeiro com um prêmio em dinheiro ( 500 mil euros ) com partida a partir de amanhã em Dubai, nos Emirados Árabes.

O campeonato mundial organizado pela Federação Internacional de Padel (FIP) com a colaboração da Uaepa, a Federação de Padel dos Emirados, acontecerá até sábado, 5 de novembro, nas oito quadras ao ar livre instaladas no Dubai Aviation Club, a mesma instalação que dá anos, recebe torneios de tênis ATP e WTA, com o centro dentro do estádio de tênis Duty Free.

Das 38 nações (número recorde) participantes da competição, 21 chegaram à fase final e em Dubai todas as nações mais fortes do mundo competirão, com os vários protagonistas do circuito mundial no chão: Ale Galan, Juan Lebron, Fernando Belasteguin, Paquito Navarro, Agustin Tapia; Gemma Triay, Alejandra Salazar, Ari Sanchez, Paula Josemaria e outros entre as mulheres.

O sorteio dividiu as equipes em quatro grupos. A Itália feminina, entre as quatro cabeças de chave graças ao terceiro lugar na última edição disputada em Doha em 2021, está no Grupo C com México, Holanda e Portugal. A equipe masculina, inserida no segundo pote do quinto lugar em Doha 2021, o verá no Grupo B com os gigantes da Argentina (que reivindicam o recorde de campeonatos mundiais vencidos, dez com homens e oito com mulheres), bem como com Bélgica e Holanda.

A seleção nacional feminina

A seleção feminina, novamente comandada por Marcela Ferrari, classe Giorgia Marchetti, Carolina Orsi, Chiara Papacena, Carolina Petrelli, Emily Stellato, Giulia Sussarello, Valentina Tommasi e, de fato, Roberta Vinci: “Estamos começando com entusiasmo – disse a capitã Marcela Ferrari , viemos de um terceiro lugar que nos motiva a mirar alto, mesmo que o nível dos atletas continue subindo. Muitos desafios serão decididos em poucos pontos e estou convencido de que a força do grupo pode se tornar decisiva”.

A equipe masculina

A seleção masculina, selecionada pela primeira vez e liderada por um gigante do setor como Miguel Sciorilli, terá Marcelo Capitani, Daniele Cattaneo, Simone Cremona, Lorenzo Di Giovanni, Riccardo Sinicropi e três estreantes: Marco Cassetta, Giulio Graziotti e Denis Perino. “Estou muito animado por esta primeira vez – disse o capitão azul Sciorilli – e espero poder trazer cada atleta para se expressar plenamente.

Repetir o quinto lugar em 2021 não será fácil, mas isso não significa que não podemos fazer melhor. Em relação ao ano passado são três novos nomes, caras que mostraram que merecem um lugar”.

Tenho o prazer de anunciar que faço parte oficialmente da família RS Sports!
Eu e @RSoderling compartilhar uma experiência comum no tênis e me sinto honrado em tê-lo ao meu lado nesta nova aventura!
Além disso, estou muito feliz por vestir uma marca que sempre se preocupou com as atletas femininas ✨ pic.twitter.com/lWCefijkZs

– Roberta Vinci (@roberta_vinci) 19 de fevereiro de 2022

Os jogos da fase de grupos serão disputados de segunda a quarta-feira, seguidos dos sorteios da final: quartas-de-final na quinta-feira, semifinais na sexta-feira e final no sábado. Sempre começa em 13 locais, 11 italianos. Cada desafio entre duas nações consiste em três partidas, nas quais os capitães têm o direito de colocar em campo as duplas que preferirem, em qualquer ordem. Oito equipes chegam à mesa final: as duas primeiras classificadas de cada grupo. Os semifinalistas disputarão os quatro primeiros lugares (com as finais e as finais disputando o bronze), enquanto os perdedores das quartas de final disputarão as posições do quinto ao oitavo.

Todas as seleções eliminadas na fase de grupos ainda estarão na corrida até sábado para definir a classificação final. Será possível acompanhar a transmissão ao vivo das partidas no canal do Youtube da FIP enquanto o placar ao vivo de todos os desafios estará disponível no site www.padelfip.com.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."